Tecnologia, metodologias ágeis e uma forma inovadora de trabalhar

metodologias ágeis, inovação e tecnologia
Marcelo Torricelli

Marcelo Torricelli

A adoção da cultura ágil em uma organização não é algo simples, pois abrange uma comunicação fluida, integração entre os departamentos, capacitação, treinamento e espírito de inovação – além de uma boa dose de irreverência e rompimento com os modelos tradicionais de gestão e de visão de negócio.  Mesmo assim, na TOPdesk estamos sempre buscando trazer novas metodologias para agregar na nossa forma de trabalhar. Nesse ano não foi diferente e tem muita coisa boa que estamos fazendo por aqui e pode inspirar você!

Unidades de negócio: uma forma inovadora de trabalhar e entregar valor

Como somos um fornecedor global de soluções ITSM e ESM (Enterprise Service Management, ou gerenciamento de serviços corporativos), na TOPdesk temos a inovação em nosso DNA. Isso não só em relação à tecnologia, mas também à cultura corporativa e visão do sucesso do negócio.

Numa busca constante por melhorias do bem-estar dos colaboradores e de toda organização e, ao mesmo tempo, ganhos de produtividade, estamos remodelando nossa forma de trabalho com a criação de Unidades de Negócios. Uma dessas várias mudanças é o foco por Vertical em que estamos priorizando inicialmente setores como Educação, Saúde, Finanças, Indústria e Varejo. Faz parte desse foco a escolha de grupos de pessoas que conhecem muito bem e entendem as necessidades desses mercados.

Metodologias ágeis: Kanban, Scrum, Lean...

Assim como empresas modernas (como, por exemplo, o Spotify) utilizamos táticas que têm seus fundamentos em Gestão Ágil, como Scrum, Lean Startup, Kanban etc. Nossas equipes são chamadas de Squad (“Esquadra”) que é similar a uma equipe Scrum, funcionando como uma mini startup. O time é auto-organizado e possui autonomia para tomar decisões, além de ter contato direto com as partes envolvidas. Algumas equipes usam Scrum, outras Kanban e algumas podem utilizar uma mistura das duas metodologias ágeis.

equipes multidisciplinares

Esse modelo pode parecer inovador no Brasil, porém na Holanda, onde fica a sede da TOPdesk, as Unidades de Negócio, ou Business Units, são utilizadas há anos (e funcionam muito bem!). Com isso, esperamos ter experiências que incrementem a nossa produtividade e gerem alta qualidade de atendimento ao cliente final, de forma ainda mais personalizada, consultiva e especializada.


Como funcionam as novas unidades de negócio?

A ideia é trabalharmos organizados em um formato que promova a multidisciplinaridade e estimule as habilidades e especialidades de cada colaborador. Para que essa estrutura funcione, não trabalhamos utilizando o conceito de departamentos, mas de grupos independentes de uma visão única. 

Outra inovação que estamos realizando é a orientação a projetos. Nessa filosofia, consideramos tudo o que as equipes estão trabalhando como um projeto. Portanto, toda ação tomada internamente é um projeto para realizar ou ajudar a cumprir (com outros projetos da empresa).

Com essas mudanças, os departamentos de vendas, consultoria, suporte ao cliente, entre outros, deixam de existir, permanecendo apenas RH, financeiro e marketing, consideradas equipes de apoio. Porém, no futuro, esses times também irão fazer parte das Unidades de Negócios, que é um modelo de trabalho em linha com a estratégia global da TOPdesk.

 

Unidades de negócio iniciais

Meu colega Guilherme Morais será responsável pela Unidade de Negócios de Saúde e Educação na TOPdesk e coordena 15 pessoas que, inicialmente, trabalharão com maior foco no segmento hospitalar, que tem demandado muito por conta da pandemia do coronavírus. Eu, Marcelo Torricelli, coordenarei a Unidade de Negócios voltada ao setor Financeiro, que tem um bom histórico de adaptabilidade à nossa solução de service desk.

 

Segundo pesquisa do Google (junho/2020), já é possível observar uma aceleração sustentável dos negócios quanto aos serviços digitais, que incluem educação, trabalho remoto, medicina, varejo e entretenimento.

 

Em constante crescimento,  a TOPdesk atualmente conta com uma equipe de 60 pessoas no Brasil. E o processo de contratação segue num ritmo forte.  Durante todo o período de transição aos novos modelos de gestão pautados na cultura Agile, nossos colaboradores receberão treinamentos e contarão com acompanhamento realizado pelo nosso time na Holanda.

Inspire-se e inove também!

E você, conhece um modelo de gestão como esse? Conseguimos inspirar você a trabalhar de uma forma mais inovadora e eficiente? Isso é importante para nós, pois fomos inspirados por empresas e alguns exemplos de culturas inovadoras espalhadas pelo mundo. 

 

Se você também pensa em propor uma nova forma de trabalho para sua empresa ou equipe, começar pela adoção de metodologias ágeis pode ser uma ótima opção. E nisso a gente te ajude! Temos um e-book exclusivo sobre gestão ágil de serviços, focado em Kanban. Baixe agora!

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