TOPdesk: o que você ainda não sabe sobre a nossa empresa de service desk

empresa de service desk
Naïma Lachhab

Naïma Lachhab

Você pode até conhecer a TOPdesk como uma empresa de service desk ou as funcionalidades da nossa solução de ITSM e ESM, mas há algumas curiosidades que você ainda possa descobrir.

Por isso, neste post, revelamos alguns fatos obscuros sobre a TOPdesk, desde nossa história de origem até nossa opinião sobre Playmobil e Lego e por que gostamos de dizer não.

Aproveite a leitura!

1. Nosso CEO iniciou sua carreira como programador

Alguns CEOs são CEOs apenas no nome. Não o nosso Wolter Smit. Ele sabe exatamente como é trabalhar com ITSM e ferramentas de service desk. E não, não apenas de ler sobre isso.

Aos 17 anos, ele trabalhou na universidade como programador em uma pequena empresa de TI. Seu amigo Frank Droogsma, cofundador do TOPdesk, trabalhou lá como operador de help desk.

Nesse negócio de TI, Wolter e Frank experienciaram em primeira mão os problemas que os operadores de suporte técnico ainda enfrentam hoje. E desses problemas nasceu a ideia do TOPdesk.

Leia o texto de Wolter sobre o segredo dos funcionários felizes do service desk aqui.

2. Wolter criou a primeira versão do TOPdesk em um sótão

Como operador de help desk, Wolter viu muitas coisas acontecendo que ele achava que poderiam ser feitas de forma mais eficaz usando software. Os operadores passam semanas em uma única tarefa, respondendo às mesmas perguntas repetidamente e são incapazes de acompanhar informações importantes.

Então, ele arregaçou as mangas e começou a codificar em um sótão em Delft. Seu objetivo? Ajudar outras empresas a tornar seus serviços melhores, mais simples e mais inteligentes.

Mais de 25 anos depois, Wolter ainda é um geek de coração. Embora ele não codifique muito mais, ele ainda está ativamente envolvido no desenvolvimento de nosso software.

3. O TOPdesk existe há mais de 25 anos

Quando as pessoas ouvem o nome TOPdesk, muitas vezes pensam que somos uma jovem empresa iniciante. E entendemos isso como um elogio. Mas, na verdade, somos bastante experientes: Wolter começou a desenvolver a primeira versão do TOPdesk em 1993, que foi lançada em 1994. Em 1997, o TOPdesk ganhou tantos novos clientes e funcionários que eles tiveram que sair de seu escritório improvisado no sótão porque simplesmente não era grande o suficiente mais.

Saiba mais sobre a jornada da TOPdesk aqui.

4. Atuamos em 11 países

Embora a TOPdesk tenha nascido na Holanda, clientes em todo o mundo usam nosso software para otimizar sua entrega de serviços de TI. Para oferecer o melhor serviço possível, temos que estar onde nossos clientes estão.

Com isso em mente, abrimos nosso primeiro escritório internacional na Alemanha em 2004. Depois disso, outros países seguiram rapidamente: Reino Unido, Bélgica, Hungria, Dinamarca, Noruega. Em 2013, nos instalamos no Brasil. Depois, EUA, Canadá e, em 2019, Austrália.

Hoje, a TOPdesk possui 14 escritórios em 11 países. Isso também significa que podemos oferecer suporte global 24 horas por dia, 5 dias por semana, não importa onde nossos clientes estejam.

5. Preferimos o Playmobil ao Lego

E não, não se trata realmente de construir coisas. Basta pensar no na ferramenta de service desk como Lego ou Playmobil. Pode ser adaptado aos seus desejos exatos como Lego ou padronizado como Playmobil.

Com Lego, você precisa descobrir o que deseja construir primeiro e gastar muito tempo encontrando as peças certas antes de começar a construir algo. Mas quando você estiver pronto para começar a construir, o Lego permite que você construa exatamente a estrutura que deseja.

Playmobil, por outro lado, permite que você comece a construir imediatamente. Tem uma abordagem mais modular, e cada peça tem um lugar específico em toda a estrutura.

Somos como a Playmobil nesse sentido. Oferecemos uma solução pronta para uso e fácil de implementar. E embora nosso software seja padronizado, ele ainda pode crescer de acordo com as necessidades de sua organização. Afinal, padronizado não significa estático. Continuamos melhorando nosso software com o conhecimento, a experiência e as melhores práticas que reunimos ao longo dos anos.

Acreditamos que uma ferramenta não é a resposta, mas sim o meio para atingir seus objetivos. Então, por que optar pelo Lego e gastar tanto tempo – e dinheiro – para personalizar sua própria versão quando você também pode optar pelo Playmobil e obter melhores resultados mais rapidamente?

6. Não nos importamos em dizer não

Mesmo quando se trata de clientes em potencial. Nós nos preocupamos mais em construir uma parceria forte do que em fazer uma venda. E descobrimos que nossas parcerias mais bem-sucedidas são construídas com organizações que, como nós, valorizam a liberdade, a confiança e a responsabilidade.

Parte de nossa promessa aos nossos clientes é que seremos honestos e diretos sobre o que podemos oferecer e o que você pode alcançar – mesmo que isso signifique ocasionalmente dizer “não” a empresas que não são as mais adequadas.

Descubra aqui por que obter uma nova solução ITSM é muito mais do que apenas software.

7. Começamos oferecendo uma ferramenta simples de emissão de tickets

Mas percorremos um longo caminho desde então. Podemos ter crescido, mas nunca deixamos de acreditar no nosso propósito: ajudar as pessoas a fazer o trabalho que amam e fazem melhor.

Ainda temos tudo para deixar seu Gerenciamento de Incidentes de acordo com o padrão, mas estamos à altura, independentemente do seu nível de prestação de serviços. Se sua organização tem 20 ou 2.000 clientes. E se você deseja agilizar apenas seu departamento de serviços de TI ou também expandir para o setor financeiro, facilities ou RH, por exemplo.

8. Pontuamos 4,7 no Gartner Peer Insights

Nossos clientes gostam muito de nós, mas ninguém melhor para dizer isso do que eles mesmos. Por isso, a pontuação do TOPdesk é de 4,7 de 5 no Gartner Peer Insights. Mais de 750 clientes elogiam nossa implementação rápida, interface amigável e a qualidade de nosso serviço e suporte.

Quer saber mais sobre nossas outras conquistas? Confira aqui

9. Não acreditamos em seguir o ITIL (ou outros frameworks) ao pé da letra

Obviamente, a ITIL faz ótimas recomendações sobre gerenciamento de serviços de TI. Mas é uma estrutura, não um conjunto rígido de regras. Ainda assim, as organizações muitas vezes tentam forçar as diretrizes da ITIL em seus processos sem qualquer consideração sobre como sua própria organização realmente funciona – e se ela se beneficiará da ITIL.

Em última análise, como qualquer outro framework, o ITIL tem tudo a ver com adoção e adaptação. Você precisa fazer com que suas diretrizes funcionem para os requisitos exclusivos de sua própria organização. Afinal, não há duas organizações iguais, então por que seus processos deveriam ser?

Leia mais sobre como manter os frameworks flexíveis aqui.

10. Nosso time é nosso diferencial

Na TOPdesk, acreditamos que se nossa equipe está feliz, nossos clientes estão felizes. Sim – nosso software faz o truque, é incrivelmente fácil de usar e integra-se perfeitamente com muitas outras ferramentas. Mas nosso time realmente se destaca e é o que cria uma base de clientes fiéis.

O TOPdesk pode não ser o único software de gerenciamento de serviços de TI do mundo. Mas com certeza temos as melhores pessoas. E isso faz toda a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados:

ITSM

Por que adotar uma solução ITSM baseada em nuvem?

O ITSM baseado em nuvem ganha cada vez mais relevância no universo corporativo quando o assunto é melhorar a gestão da empresa. Saiba mais sobre os benefícios das soluções SaaS.