TI no varejo: entenda como alavancar seu negócio

TI no varejo
TOPdesk Brasil

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O setor varejista é um dos grandes propulsores da economia brasileira. Porém, tal como é forte, enfrenta desafios. Logística, estoque e centros de distribuição. Sem falar métricas, gestão de equipe e a necessidade de conhecer a fundo o consumidor. Nesse contexto, a tecnologia entra como forte aliada. Afinal, a TI no varejo não apenas auxilia o trabalho de gestores, como também, corrobora para o desenvolvimento [e sobrevivência] das empresas.

Quer saber como o TI no varejo é fator fundamental para um negócio? Continue a ler esse artigo.

Conjuntura do setor varejista brasileiro

De acordo com o último estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o varejo brasileiro continua crescendo acima do PIB, mesmo com a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

O chamado Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2020 com uma expansão de 1,2%, contra o declínio de 4,1% do PIB. Este foi o quarto ano consecutivo de expansão do varejo, que desder 2016 vem superando o desempenho da economia como um todo.

Movimentando R$ 1,75 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 23,6% do PIB brasileiro. O Varejo Ampliado (que inclui automóveis e materiais de construção), por sua vez, alcançou R$ 2,04 trilhão em 2020, representando 27,6% do PIB.

Desafios do varejo

Líderes do setor certamente vão concordar que a logística é um dos maiores desafios do mercado varejista. E não é à toa. O Brasil, com dimensões continentais, muitas vezes é insuficiente no translado de produtos. Dessa forma, é necessária uma ampla rede articulada que ligue os diferentes pontos do território nacional a fim de propiciar o melhor deslocamento de pessoas e mercadorias.

Entretanto, esse não é o único aspecto quando se pensa em desafios do varejo. Assim como é enorme, vivemos em um país miscigenado. Isto é, uma pluralidade de gostos, desejos, medos e anseios. Portanto, um bom CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), pode ser determinante para fidelizar consumidores e galgar patamares mais altos no desenvolvimento empresarial. Isso porque, conforme mencionamos acima, conhecer bem o seu consumidor é fator-chave em qualquer organização – independentemente do seu porte e segmento.

Ademais, sabe-se que a rotatividade de funcionários é alta no ponto de venda em grande parte das empresas – embora, exista a necessidade contínua de treinar o quadro de vendedores. Por fim, gestão de estoque é outro ponto importante. Afinal, está diretamente relacionado aos resultados da empresa, métricas e KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Performance).

Com tantas necessidades, planilhas básicas para o controle de todas as demandas já não bastam. É aí que entram as ferramentas de TI no varejo.

TI no varejo: por que usar?

A tecnologia é protagonista no auxílio no processo de inovação e aproximação com o consumidor, visto que permite uma experiência de compra mais personalizada. Além disso, a TI no varejo possibilita que processos manuais sejam automatizados. Fator que melhora a produtividade da empresa e gestão de operações.

A mudança no perfil de compra do consumidor, sobretudo com a pandemia – que acelerou a digitalização de forma global –, tem feito os varejistas repensarem suas estratégias de TI. Hoje não basta ter apenas um computador com alguns programas padrão, mas uma infraestrutura com mais elementos, que atendam às exigências dos clientes e gerem dados que possam ser utilizados no futuro. Trata-se de uma combinação de estratégias relacionadas à tecnologia da informação, de forma a suportar o fluxo, armazenamento, processamento e análise de dados de todo o comércio em questão.

Não é novidade que, para acompanhar a transformação digital, todos os setores precisam passar por adaptações. Assim, incorporar as melhores práticas e ferramentas, e se atualizar acerca das tendências de mercado é primazia. Quando falamos de TI no varejo, há duas frentes principais: a experiência do cliente e a gestão do negócio.

Nesse sentido, o software de Enterprise Service Management (ESM) é fundamental. O ESM e CSC da TOPdesk reúne todas as suas equipes de serviço na mesma plataforma, para que a colaboração e o suporte ao cliente sejam integrados em toda a sua empresa. Assim, todos os departamentos trabalham de forma conjunta. Por isso, pode ser a solução mais adequada para seu negócio.

TI no varejo: benefícios do ESM

Com um ESM, os seus solicitantes encontram respostas para todas as perguntas sobre TI, Facilities, RH ou outros serviços em um só lugar. O ESM da TOPdesk possibilita que suas equipes sejam mais colaborativas, unindo forças e processando solicitações por meio de uma única plataforma. Com o suporte simplificado, você resolverá problemas com mais rapidez, se comunicará melhor e agregará mais valor aos solicitantes.

Ter uma solução de ESM como o TOPdesk garante um ponto focal de contato para todas as solicitações. Muitas vezes, cada departamento utiliza uma ferramenta e um processo diferente para suas demandas. Ao ter o TOPdesk, isso facilita tanto a fluidez dos processos, quanto a experiência do solicitante, já que ele sabe que poderá encontrar tudo o que precisa em apenas um lugar. Veja algumas das facilidades:

Gestão de mudanças

Seja qual for a complexidade da tarefa, o módulo de gestão de mudanças facilita o planejamento de todo o fluxo de trabalho de mudança – da solicitação à avaliação.

Gestão de contratos

Serviços de terceirização como catering, segurança e limpeza? Com a Gestão de Contratos do TOPdesk, você sempre terá o controle dos prazos dos contratos, custos de manutenção e conformidade. Por meio da nossa plataforma colaborativa, a comunicação com os públicos externos é perfeita. Configure uma conexão com seus parceiros e fornecedores com apenas alguns cliques e comece a compartilhar tickets, atualizar informações e ver imediatamente se seu fornecedor respondeu.

Gestão de ativos

O que é Gestão de Ativos? Esta é, basicamente, uma forma de tornar seu help desk mais eficiente. Como? Reduzindo custos, riscos e garantindo o controle e gerenciamento completos dos bens da sua empresa.

Painel de notícias

Também temos a funcionalidade do painel de notícias. Nele, os departamentos podem fazer comunicados de interesse geral, como a queda de algum sistema, por exemplo. Assim, todos ficam sabendo da informação mais rapidamente, o que até reduz a incidência de chamados pelo mesmo motivo.

Catálogo de serviços

O Catálogo de Produtos e Serviços (CPS), pode ser a chave para uma melhor comunicação entre departamentos e clientes internos. No CPS do TOPdesk, você pode ajudar seus clientes oferecendo todas as informações desejadas em um só lugar. O TOPdesk facilita o compartilhamento do seu CPS com seus clientes por meio do portal de autoatendimento. Este é também onde eles podem acessar seus chamados, reservas e pedidos de mudança etc.

Portal de autoatendimento

suporte omnichannel permite que os clientes entrem em contato com você como e quando desejarem, com recursos como chat ao vivo na ferramenta e o Portal de autoatendimento. Aliás, o Portal de autoatendimento do TOPdesk é o lugar perfeito para disponibilizar todos os seus serviços internos, oferecendo aos solicitantes ajuda com o que eles precisam, e quando precisam.

Relatórios e KPIs

O dashboard de relatórios e KPIs oferece métricas em tempo real para ajudar você a agir imediatamente, enquanto as análises avançadas ajudam a identificar problemas em potencial e trabalhar de forma proativa.

Integrações

É possível, ainda, conectar o TOPdesk com suas ferramentas favoritas. Traga assistentes virtuais, soluções de Business Intelligence, varreduras de rede e dados pessoais para o TOPdesk, que permite mais de 90 integrações para escolher. Ou crie o seu próprio com a API, para que você possa fazer tudo em um só lugar.

TOPdesk é ideal para TI no varejo

Como mencionamos acima, a pandemia mudou o comportamento de compra do consumidor, e expandiu o comércio on-line. O distanciamento social imposto para conter a disseminação do vírus, colocou à prova a eficiência do varejo em se desdobrar em mais canais de venda.

Por mais que gestores tentem anotar os pedidos, separar as mercadorias, verificar a quantidade no estoque e agendar entrega, sem a ajuda de uma boa estrutura de TI que consiga mesclar as informações dos vários canais de venda, tudo isso corre o risco de ficar perdido.

Para conseguir uma resposta imediata de toda a cadeia produtiva do varejo é preciso redefinir a arquitetura da rede, o fluxo de informações e a segurança de dados. Por isso, um planejamento pensado no seu negócio é necessário para enquadrar a TI dentro das demandas.

Com tantas funcionalidades, o software TOPdesk certamente vai melhorar experiência do seu cliente e a gestão do negócio. Mas, mais do que isso, trata-se de uma ferramenta mutável e implementada com consultores capacitados. Nesse sentido, esses serviços incluem o auxílio no mapeamento de necessidades, planejamento de projetos e execução das estratégias utilizando ferramentas tecnológicas.

Em outras palavras, a consultoria TOPdesk é responsável por implementar nosso software de service desk com o intuito de melhorar os processos internos seguindo boas práticas do mercado, focando em estruturar e melhorar os serviços.

Para saber mais como o TOPdesk pode revolucionar sua empresa de varejo? Entre em contato com um dos nossos especialistas!

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