Software e ferramentas para pequenas empresas

Pequenas empresas
TOPdesk Brasil

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Você já se perguntou o que faz com que algumas pequenas empresas se tornem maiores e outras se paralisem no desenvolvimento, ou mesmo, encerrem as operações? Questões essenciais para a ampliação são: conhecer bem o cliente, apresentar diferenciais e ter um plano de negócios completo. Contudo, essas não são as únicas diretrizes capaz de fazer com que sua empresa mantenha uma boa saúde financeira. Investir nas ferramentas adequadas pode ser determinante para o seu desenvolvimento.

Se você pensa que softwares são apenas focados nas grandes marcas, está enganado. Há uma série de ferramentas capazes de auxiliar na gestão e crescimento de empresas menores, que buscam crescer e ampliar sua maturidade de processos e serviços. Quer saber como? Continue lendo o artigo e saiba como dar o próximo passo na gestão de processos da sua empresa.

Gestão de pequenas empresas

Na última edição do Observatório (fevereiro de 2021, com dados de 2020), de acordo com a análise sobre os registros de aberturas de microempresas (ME) e de empresas de Pequeno Porte (EPP) segundo dados do Cartão CNPJ da Receita Federal do Brasil (RFB), o ano de 2020 apresentou 626.883 MPE abertas. Em 2019 foram 629.738. As PME (Micro e Pequenas Empresas) consideram a soma de ME e EPP.

Os números mostram que, mesmo em ano marcado pela pandemia, 2020 apresentou apenas ligeira queda de 0,5% em relação ao número de abertura do ano anterior. Todavia, mesmo com números positivos de abertura de empresas de Pequeno Porte, o Sebrae elenca que:

  •  7% das pequenas empresas fecham por falta de lucro;
  • 20% encerram o negócio por falta de capital;
  • cerca de 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Para minimizar os riscos, algumas estratégias, como citamos acima, são fundamentais. O TOPdesk trata-se de uma ferramenta que oferece solução para centrais de serviço de pequenas empresas ou até grandes multinacionais. Nosso software é moldado de acordo com as necessidades de cada empresa, com um aplicativo voltado para departamentos de suporte, como de TI, RH ou instalações.

Sua empresa possui 4 ou mais operadores que resolvem solicitações internas ou externas? Nós podemos ajudar você!

 

Saiba mais sobre os recursos da solução TOPdesk

 

Confira abaixo, como você pode melhorar e escalonar seu negócio:

1. Capacite sua equipe

Não basta ter as melhores ferramentas se não houver compreensão de como tirar o melhor proveito delas. Por isso, ao escolher um fornecedor, verifique se ele oferece treinamentos e webinars de maneira a ajudá-los a se tornarem autossuficientes.

Além disso, também é importante pensar sobre as necessidades específicas de treinamento de sua equipe: eles só precisam saber o básico para começar? Talvez eles pudessem fazer um curso intensivo de gestão do conhecimento? Lembre-se de navegar pelos treinamentos e conteúdo extra oferecidos por cada fornecedor e determine se eles ajudarão sua organização a obter o máximo da nova ferramenta.

2. Conheça o consumidor

O segundo ponto, e talvez um dos mais importantes é conhecer o seu consumidor. Em um cenário onde o acesso à informação é ampliado, entender o comportamento do consumidor torna-se obrigação. Atualmente, ele está cada vez mais exigente no que tange qualidade e rapidez. Assim, dispor de atendimento eficaz para atendê-lo bem onde e quando ele quiser, são superimportantes.

Para prestar melhor atendimento às solicitações dos seus clientes internos e externos, o Portal de Autoatendimento do TOPdesk pode ajudar. Ele é uma base de conhecimento, loja da web e portal do cliente em um só lugar. Nele, seus solicitantes podem encontrar tudo o que precisarem e quando precisarem – sem depender da sua ajuda. E acima de tudo: reduz chamados repetitivos para sua central de atendimento.

3. Tome decisões baseadas em dados

A tomada de decisão sempre fez parte do dia a dia de uma empresa, independentemente do seu porte. Entretanto, atualmente, é possível fazê-las sem “estar no escuro”. Isto é, no passado não possível entender os desejos, anseios e, até mesmo, medos dos clientes finais. Entretanto, atualmente é possível tomar decisões com base em dados. Assim, é possível compreender a fundo o comportamento do consumidor. Por isso, a estratégia tornou-se altamente valorizada pelos gestores.

Ter uma solução que permita saber de onde estão vindo maior parte das demandas de atendimento da sua empresa, gerenciar essas solicitações e criar processos para agilizar a resolução é um ótimo passo para tomar decisões baseadas em dados. Quer saber mais sobre Business Intelligence e como a TOPdesk pode ajudar você com essa estratégia? Clique aqui.

4. Use ferramentas adequadas

A adoção de novas tecnologias pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da sua empresa. Mas, antes de implementar um service desk ou mesmo mudar de fornecedor, é importante que a empresa tenha minimamente o escopo do que ela necessita. Trata-se de uma mudança de cultura e aprendizado dos colaboradores, uma vez que, a partir do software, processos e chamados serão criados pela ferramenta.

 

Um ponto importante a considerar também é se seu fornecedor tem estrutura para acompanhar crescimento da sua empresa, uma vez que ela estará em constante expansão. Não parece uma boa ideia ter que mudar de solução apenas porque ela não comporta mais seus processos, não é?

TOPdesk é ideal para pequenas empresas

É comum o pensamento de que softwares são custosos e, por isso, apenas as grandes empresas podem se beneficiar deles. Mas, a verdade é que o TOPdesk atende não apenas as grandes. Empresas menores também podem se beneficiar com nosso software  e nós iremos prontos para acompanhar o crescimento do seu negócio.

Como vimos, a implementação de ferramentas tecnológicas, quando bem-feitas, trazem vantagem competitiva às pequenas empresas. Para isso, além de pesquisar no mercado a confiabilidade dos fornecedores, vale contar com consultores especializados em TI. São eles que irão orientá-lo quanto às melhores práticas de gestão para sua empresa pensando nas suas necessidades e escalabilidade do negócio. Além de, é claro, indicar as melhores ações para preparar seu time à adesão dessa ferramenta.

Portanto, se sua empresa tem quatro operadores de service desk ou mais, e você deseja aumentar a maturidade dos processos, que tal começar hoje mesmo a pensar na melhor gestão do seu negócio?

Obtenha uma demonstração de um de nossos especialistas e confirme como o TOPdesk pode guiar sua empresa para a excelência de serviços.

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