Setor da saúde: TOPdesk se integra aos softwares do seu hospital

TOPdesk Brasil

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Já estamos experienciando mudanças ocasionadas pela transformação digital no setor da saúde – muitas delas impulsionadas pela pandemia do coronavírus. Em outras palavras, a saúde digital tomou vez. Inteligência Artificial, telemedicina, decisões baseadas em dados, monitoramento remoto são alguns dos exemplos.

Afinal, o consumidor com um nível de exigência cada vez mais alto, também reflete em novas necessidades para empresas e profissionais da saúde. Tais necessidades vão desde gestão da empresa, rotina do paciente, até a tecnologia por trás de tratamentos e inovações voltadas ao setor.

Sabemos que o setor hospitalar tem uma série de ferramentas que agilizam a operação e o TOPdesk pode se integrar a elas para facilitar ainda mais a gestão da sua empresa.

Continue a leitura e entenda!

Tecnologia setor da saúde

Sabemos que os avanços no setor da saúde não se restringem apenas às descobertas científicas. A tecnologia também vem transformando cada vez mais a gestão destas empresas. Estas ferramentas, além de diminuir significativamente o número de erros operacionais no fluxo de atividades do dia a dia, também proporcionam melhor atendimento aos clientes.

A transformação digital no setor da saúde tem por objetivo solucionar problemas tradicionais, como, por exemplo, a gestão do atendimento, monitoramento do paciente, e até mesmo, cuidados preventivos. Isto é, a gestão de TI na saúde, quando feita de forma adequada, com base em ferramentas e frameworks, aumenta a eficiência dos processos e a produtividade das equipes, melhora a comunicação e o compartilhamento de dados sobre os pacientes e os procedimentos — o que ampara uma tomada de decisão mais rápida e acertada —, e ainda, ajuda a mensurar o nível de satisfação do público em relação aos serviços prestado.

Essa transformação digital está presente no setor da saúde na esfera pública e privada. A liberação da telemedicina, uso de Inteligência Artificial e aplicativos à população, como o Conecte SUS, são alguns dos exemplos. Porém, quando pensamos em governança e gestão de TI no setor da saúde, os resultados ainda são demasiadamente baixos.

De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2021 – realizada pelo Cetic.br que, desde 2013, investiga a adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos estabelecimentos de saúde brasileiros –, os resultados apontam que apenas 29% dos estabelecimentos de saúde possuíam um departamento de TI. Além disso, a diferença é significativa entre o setor público (17%) e o privado (40%). Um dado alarmante é que menos da metade dos estabelecimentos de saúde implementaram medidas de adequação às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Service desk para sistemas hospitalares

A Account Manager da TOPdesk, Fernanda Milan, chama atenção para o fato de que, assim como os demais setores, a tecnologia é essencial para garantir que a comunicação, os serviços prestados, o crescimento e a melhoria contínua sejam atingidos com êxito.

“Quando pensamos no setor de saúde, esses aspectos precisam ser considerados em um nível mais elevado, porque é o setor que lida diretamente com o nosso bem mais precioso, a vida. A tecnologia é capaz de dar escalabilidade e a agilidade necessária para que os serviços prestados tanto para a equipe interna do hospital, como ao cliente final, o paciente, sejam atendidos de forma eficiente e no período determinado não só pelos SLAs adotados internamente, como os estabelecidos pela ANS.”

Para compreender qual TOPdesk melhor se adequa às necessidades da sua empresa, tudo depende da operação que o hospital já possui e até mesmo da estrutura de departamentos, mas podemos dizer que a utilização de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode trazer muitas vantagens e melhorias, uma vez que o funcionamento do hospital depende de diversas áreas que apoiam na gestão e manutenção dos serviços prestados.

“Com um CSC bem estruturado, todas as solicitações partem de um único canal, seguindo fluxos bem definidos e disparando gatilhos para os setores responsáveis para execução de cada etapa. Além disso, traz maior segurança para as execuções das tarefas, uma vez que tudo ficará documentado em um único sistema, e futuramente essas informações poderão ser consultadas tanto para auditorias internas, como para melhoria dos processos”, salienta Fernanda.

TOPdesk integra-se com sua solução hospitalar

Você utiliza ERPs hospitalares como Tasy, MV, KACE, SPDATA ou qualquer outro? O TOPdesk funciona perfeitamente em conjunto com estas ferramentas, uma vez que fornecemos uma solução para gestão de chamados, com atendimento ITSM e CSC.

Dessa maneira, seus processos e solicitações de todo o hospital (e clientes externos, se for preciso), ficarão registrados e gerenciadas no TOPdesk, enquanto os ERPs hospitalares farão a gestão administrativa de todo o negócio. Ou seja, cada solução será usada com focos diferentes, fazendo você extrair o máximo potencial da operação.

Além disso, por ser uma ferramenta flexível, o TOPdesk possui API aberta e um marketplace com +90 integrações de soluções que tornam sua operação ainda mais eficaz. Temos opções de ferramentas de monitoramento, discovery & inventory, relatórios e BI, ERP e CRM, BPM, chatbot e muitas outras.

Atendimento ao cliente final

A robotização no atendimento percebido por parte dos usuários, a sensação de falta de resolução no primeiro atendimento telefônico e ainda a falha de comunicação entre as equipes de service desk e sistemas, são alguns dos desafios das empresas.

O TOPdesk pode corroborar para um atendimento humanizado, melhor resoluções de chamados e comunicação entre departamentos. Isso porque, com nosso software, o usuário terá todo o atendimento que ele precisa em um único canal, e com acesso fácil a informação, seja para buscar itens que podem resolver suas dúvidas, ou para saber quem é a pessoa que está fazendo seu atendimento, qual a previsão para que seja concluído e até mesmo para avaliar e submeter feedbacks dos serviços prestados.

“E quando falamos da comunicação entre departamentos, uma área pode encaminhar os chamados para a outra, caso necessite de alguma ação para a resolução, ou até mesmo fazer essa comunicação de forma automática, com fluxos pré-estabelecidos”, complementa a Account Manager da TOPdesk.

TOPdesk no setor da saúde

Nosso software já revolucionou várias empresas do setor da saúde. Como, por exemplo, a Unimed Belém, que transformou processos de TI e atendimento com o TOPdesk. A Sysmex também sentiu os benefícios de aprimorar e automatizar seus processos de service desk. Com o TOPdesk, aumentou sua produtividade em 60%. Além disso, o TOPdesk turbinou velocidade de atendimento dos chamados no SOC, anteriormente conhecido como AGE Technology.

Quer saber como seu software da TOPdesk pode se integrar as demais ferramentas? Descubra como está a maturidade da sua empresa e converse com seu consultor TOPdesk para conhecer novas soluções personalizadas para seu negócio.

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