Quais as tendências e inovações para o setor da saúde?

Setor da saúde
TOPdesk Brasil

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O setor da saúde nunca foi tão discutido como nos últimos anos. Afinal, foi um dos mais impactados pela pandemia do coronavírus. Assim como vários setores, teve que adotar o modelo home office [ou híbrido], ao mesmo passo que sofreu com o aumento de demandas em hospitais e laboratórios.

Contudo, antes disso, o setor da saúde já vinha se transformando com o auxílio de novas tecnologias. Inteligência Artificial, Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), decisões baseadas em dados, monitoramento remoto são alguns dos exemplos. Afinal, o consumidor com um nível de exigência cada vez mais alto, também reflete em novas necessidades para empresas e profissionais da saúde. Tais necessidades vão desde gestão da empresa, rotina do paciente, até a tecnologia por trás de tratamentos e inovações voltadas ao setor.

Para saber sobre as novidades que estão invadido o mercado como um todo e influenciado as tendências no setor da saúde, continue a ler este artigo.

Setor da saúde x pandemia

A crise sanitária a qual o mundo passou nos últimos dois anos, transformou a rotina de toda sociedade. O aumento da preocupação com a saúde de forma geral, ganhou novos patamares. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado no início de 2021, a saúde se tornou a principal preocupação dos brasileiros – foi apontada por 45% dos entrevistados. O número representou um aumento de 17 pontos percentuais em comparação aos resultados da pesquisa anterior. Inclusive, atingiu o maior percentual desde 2012.

Assim como houve aumento na preocupação, houve a necessidade de novos modelos de operação. Afinal, como citamos acima, o setor da saúde também precisou adotar o home office e/ou fazer alterações na jornada dos funcionários. Fato comprovado pela pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), onde 93% dos respondentes afirmaram que promoveram alterações na jornada ou vínculo de trabalho dos funcionários em virtude da pandemia.

De acordo com o estudo, embora as empresas do setor de serviços hospitalares tenham apresentado o menor percentual de pessoas trabalhando em home office (19%), foram as que enfrentaram as maiores dificuldades (86%). Nesse sentido, as tecnologias são fortes aliadas. Não apenas a tecnologia por trás de tratamentos e inovações, como também para acompanhar, por exemplo, a rotina de um paciente dentro de um hospital e, sobretudo, na área de gestão.  

Tecnologia para setor da saúde

Os avanços no setor da saúde não se restringem apenas às descobertas científicas. A tecnologia também vem transformando cada vez mais a gestão destas empresas. Estas ferramentas, além de diminuir significativamente o número de erros operacionais no fluxo de atividades do dia a dia, também proporcionam melhor atendimento aos clientes.

Em outras palavras, ao acompanhar as novidades da tecnologia na saúde, você consegue proporcionar uma experiência ainda melhor para os pacientes e conquistar vantagem competitiva no mercado. Ademais, o acesso facilitado a informações de saúde se tornou ainda mais necessário durante a crise sanitária.

Atualmente, a transformação digital está presente no setor da saúde na esfera pública e privada. A liberação da telemedicina, uso de Inteligência Artificial e aplicativos à população, como o Conecte SUS, são alguns dos exemplos. Porém, quando pensamos em governança e gestão de TI no setor da saúde, os resultados ainda são demasiadamente baixos.

De acordo com a pesquisa TIC Saúde 2021 – realizada pelo Cetic.br que, desde 2013, investiga a adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos estabelecimentos de saúde brasileiros –, os resultados apontam que apenas 29% dos estabelecimentos de saúde possuíam um departamento de TI. Além disso, a diferença é significativa entre o setor público (17%) e o privado (40%). Um dado alarmante é que menos da metade dos estabelecimentos de saúde implementaram medidas de adequação às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Gestão de TI na saúde

A transformação digital no setor da saúde tem por objetivo solucionar problemas tradicionais, como, por exemplo, a gestão do atendimento, monitoramento do paciente, e até mesmo, cuidados preventivos. Uma solução de ESM (Enterprise Service Management ou, em tradução, Gestão de Serviços Corporativos) pode organizar e automatizar os seus processos. Além disso, é possível focar no autoatendimento e melhor experiência para o cliente.

A gestão de TI na saúde, quando feita de forma adequada, com base em ferramentas e frameworks, aumenta a eficiência dos processos e a produtividade das equipes, melhora a comunicação e o compartilhamento de dados sobre os pacientes e os procedimentos — o que ampara uma tomada de decisão mais rápida e acertada —, e ainda, ajuda a mensurar o nível de satisfação do público em relação aos serviços prestado

Nesse sentido, o software de ESM da TOPdesk se destaca. Afinal, permite que suas equipes sejam mais colaborativas, unindo forças e processando solicitações por meio de uma única plataforma. O ESM envolve todos os departamentos da sua empresa e conta com suporte simplificado, onde você resolverá problemas com mais rapidez, se comunicará melhor e agregará mais valor aos solicitantes.

Benefícios do ESM para o setor

Dentre seus benefícios do ESM, clientes mais satisfeitos; colaboração facilitada entre os departamentos; maior ROI e custos mais baixos; além de maior qualidade de serviços. Conheça alguns dos nossos recursos para empresas do setor de saúde:

  • Gestão de Incidentes: registre tickets, priorize-os automaticamente e resolva-os na mesma ferramenta;
  • Gestão de mudanças: planeje facilmente fluxos de trabalho completos, desde a solicitação até a avaliação e autorização digital;
  • Portal de autoatendimento: permite que os clientes enviem suas próprias solicitações e resolvam dúvidas em um portal personalizado e fácil de usar;
  • Gestão de contratos e SLM: defina prazos de entrega e outros SLAs e exceda seus acordos com os clientes;
  • Dashboard & Relatórios: meça o desempenho de seus serviços e integre-se facilmente com suas ferramentas de BI.

TOPdesk no setor da saúde

Nosso software já revolucionou várias empresas do setor da saúde. Como, por exemplo, a Unimed Belém, que transformou processos de TI e atendimento com o TOPdesk. A Sysmex também sentiu os benefícios de aprimorar e automatizar seus processos de service desk. Com o TOPdesk, aumentou sua produtividade em 60%. Além disso, o TOPdesk turbinou velocidade de atendimento dos chamados no SOC, anteriormente conhecido como AGE Technology.

Agora que você percebeu a importância da gestão de TI no setor da saúde, quer saber como o software da TOPdesk pode transformar a seu negócio também? Faça um teste grátis da nossa solução e comprove os benefícios!

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