Power BI e TOPdesk: estratégia acertada para impulsionar seu negócio

Power BI e TOPdesk
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Atualmente, os dados são ativos altamente importantes para a estratégia de qualquer empresa. Mas, para isso, não basta reter dados. Seu valor está em como utilizá-los nas tomadas de decisões. Nesse sentido, o Power BI e TOPdesk são ferramentas que se complementam e trazem resultados excelentes juntas.

Se você quer saber como utilizar e por que o Power BI e TOPdesk são uma integração de sucesso, continue a ler esse artigo.

Uso estratégico de dados

Possivelmente você já ouviu a expressão de que dados são o novo petróleo. Afinal, ela tem sido bastante usada no mundo corporativo, justificando que dados tem suma importância nos dias de hoje. A frase, originalmente em inglês, “data is the new oil”, foi uma inspiração do matemático londrino, especialista em ciência de dados, Clive Humby. Ela agitou o mundo dos negócios e tornou-se um buzzword, adotado por consultores, executivos e profissionais ligados à transformação digital.

A boa notícia é que, diferentemente do petróleo, no qual um dos maiores desafios é localizar reservas para encontrá-lo, os dados estão por todos os lados. Isto é, localizar não é obstáculo. O ponto-chave é como utilizá-los na estratégia de uma empresa.

É importante compreender que os dados se tornaram peça-chave para orientar a tomada de decisão e o planejamento estratégico de empresas de todos os segmentos. Dito isso, entende-se como é arriscado para um negócio atualmente tomar decisões baseadas em palpites.

Mas, como transformar dados em insights valiosos? É aí que entra o apoio das tecnologias para transformar dados em informações relevantes, identificando padrões, automatizando processos e integrando fontes de dados para gerar análises preditivas.

Business Inteligence

A Microsoft coloca o Business Intelligence (BI) como estratégia “ajuda as organizações a analisar dados históricos e atuais, para que possam descobrir rapidamente insights práticos para a tomada de decisões estratégicas. As ferramentas de Business Intelligence tornam isso possível processando grandes conjuntos de dados em várias fontes e apresentando as descobertas em formatos visuais fáceis de entender e compartilhar.”

De acordo com eles, há quatro etapas principais que o BI segue para transformar dados brutos em insights fáceis de digerir para uso de todos na organização:

  1. Colete e transforme dados de várias fontes;
  2. Descubra tendências e inconsistências;
  3. Use a visualização de dados para apresentar as descobertas;
  4. Tome medidas com base nos insights em tempo real.

Relação entre BI e Power BI

Vale ressaltar que Business Intelligence e Power BI não são a mesma coisa. Na verdade, eles se complementam. Enquanto o BI é um conjunto de técnicas, o Power BI trata-se de ferramentas que facilitam a aplicação destas técnicas dentro de um negócio, organizando todos os dados em apenas um lugar.

O Power BI é um serviço da Microsoft lançado em julho de 2015. O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de Business Intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.

Com ele, é possível se conectar e visualizar os dados usando a plataforma unificada e escalonável para BI corporativo e por self-service, a qual é fácil de usar e ajuda você a obter insights mais aprofundados sobre os dados, resume a Microsoft.

E é claro que quando se trata de ferramentas tecnológicas para corroborar com as estratégias das empresas, você pode contar com o TOPdesk.

Power BI e TOPdesk

Com diversos recursos, o TOPdesk possibilita que gestores definam, modelem, executem, monitorem, melhorem e automatizam todos os processos de sua empresa. Com isso, tornam-se mais competitivas. Há mais de 90 integrações na solução de ITSM e ESM TOPdesk e uma incrível API aberta para fazer suas próprias integrações, você pode continuar a usar as ferramentas que você já usa todos os dias.

Dentro das possibilidades, você pode integrar facilmente o TOPdesk com as ferramentas de Business Intelligence mais usadas, como o Power BI. Com isso, é possível analisar seus dados do TOPdesk com esta ferramenta.

O pacote de relatórios do TOPdesk no Power BI é baseado no modelo de dados do TOPdesk e contém os relatórios de gerenciamento de serviços mais solicitados. Fácil de detalhar e obter informações de todas as diferentes perspectivas, como grupo de operadores, operador, categoria, tipo e prioridade.

O pacote de relatórios do TOPdesk abrange as seguintes áreas:

  • Detalhes de Incidentes e Mudanças;
  • Uso do Portal de Autoatendimento;
  • Gestão de ativos;
  • Gerenciamento de SLA;
  • Entrada-Saída;
  • Tempo gasto;
  • Envelhecimento.

Como funciona a integração entre TOPdesk e Power BI

Na TOPdesk, sabemos o quanto é importante que nosso software funcione bem com suas outras ferramentas. É por isso que apresentamos a API do TOPdesk: uma interface que abre o TOPdesk e permite que outras ferramentas se comuniquem perfeitamente com as nossas – sem dificuldade ou necessidade de customização.

São mais de 90 integrações na API do TOPdesk. Como, por exemplo, Active Directory e Microsoft Skype for Business. Além disso, o TOPdesk pode se conectar às suas ferramentas de Monitoramento; Discovery e Inventory; Relatórios e BI; Omnichannel; ERP & CRM; Projetos e planejamento; BPM; e Chatbot.

Ainda, a integração entre TOPdesk e Power BI, pode ser feita pelo próprio cliente ou em conjunto com a nossa consultoria. Vale ressaltar que a consultoria TOPdesk colabora com as integrações e presta todo o apoio necessário na implementação.

 

Leia aqui mais sobre nossas integrações os benefícios da Gestão de Serviços.

Benefícios do Power BI e TOPdesk

Conheça os benefícios do modelo de dados TOPdesk no Power BI:

  • Comece imediatamente e economize muito tempo;
  • Funciona no feed padrão TOPdesk Odata;
  • Crie exatamente os relatórios que atendem às suas necessidades;
  • Use o modelo de dados padrão para desenvolvimento adicional;
  • Combina dados do TOPdesk de módulo cruzado em um conjunto de dados;
  • Desenvolvimento contínuo do modelo de dados.

Power BI e TOPdesk: propulsores do seu negócio

Como vimos, o uso de dados como instrumento de decisão às empresas é um poderoso propulsor dos negócios. Agora que você descobriu como relatórios do TOPdesk no Power BI facilitarão as operações da sua empresa, experiente na prática e tire todas as suas dúvidas.

Faça um teste gratuito do TOPdesk por 30 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados:

ITSM

Por que adotar uma solução ITSM baseada em nuvem?

O ITSM baseado em nuvem ganha cada vez mais relevância no universo corporativo quando o assunto é melhorar a gestão da empresa. Saiba mais sobre os benefícios das soluções SaaS.