Por que a liderança inclusiva é mais importante do que nunca?

Jitske-Kramer Porque a liderança inclusiva é mais importante do que nunca
Jitske Kramer

Jitske Kramer

Antropóloga Corporativa

Não é segredo que ter uma equipe diversificada leva a decisões mais inovadoras e a um nível mais alto de criatividade. No entanto, uma pesquisa da Mckinsey sugere que os efeitos perturbadores da pandemia forçaram as organizações a tomar medidas para sustentar a produtividade e o bem-estar de seus funcionários, porém muitas empresas acabaram colocando a diversidade e a inclusão em segundo plano.

TOPdesk SEE 2021: Customer Happiness, Decoded.

Para o TOPdesk SEE deste ano em 15 de junho, convidamos a renomada antropóloga corporativa e autora Jitske Kramer para ajudar você a aproveitar os diferentes pontos fortes da sua equipe, garantindo uma experiência ideal para o cliente. Como facilitadora e treinadora experiente, ela considera a diversidade e a inclusão como as principais prioridades para organizações que buscam alto desempenho de equipe, inovação e, talvez o mais importante, uma cultura centrada em pessoas.

TOPdesk: Sua palestra no TOPdesk SEE vai tem foco nos tópicos de diversidade e inclusão. O que o levou a começar a explorar esses assuntos em seu trabalho?

Jitske Kramer: Sou antropóloga, o que significa que tento entender como as pessoas moldam as culturas e vice-versa. Sabemos que somos todos diferentes – isso não é algo especial; É um dado. Você e eu temos ideias diferentes e fazemos parte de subgrupos diferentes. E, ao mesmo tempo, nós dois somos pessoas. Fazer malabarismos com diversas ideias e descobrir como nos alinharmos é a essência de como moldamos as culturas. Como antropóloga, isso está em minha mente desde o início da minha carreira. Comecei a trabalhar em organizações como coach, trabalhando em mudança corporativa e mudança de cultura. Rapidamente percebi que a inovação requer ideias diversas; para obter os melhores resultados de equipe e trabalhar de forma mais eficaz, você precisa combinar uma variedade de perspectivas. E, se houver um bloqueio dentro de uma equipe, geralmente é exatamente por causa dessas diferenças de ideias. Lidar com a diversidade não é um complemento. Está no centro do trabalho em equipe e da liderança, porque se trata essencialmente de lidar com pontos de vista opostos, equilibrar paradoxos e dilemas e superar conflitos. Se você quer uma organização com uma cultura forte e empreendedorismo inovador, onde as pessoas estão em primeiro lugar, você precisa pensar na diversidade e na inclusão.

TOPdesk: O que os termos “diversidade” e “inclusão” significam para você?

Jitske Kramer:  Diversidade significa que somos todos diferentes, com diferenças visíveis e invisíveis. Inclusão é como lidamos com essas diferenças. Então, eles andam de mãos dadas; não é uma situação de ou uma ou outra.

TOPdesk: Quais são alguns dos maiores desafios inerentes ao trabalho em um ambiente diversificado?

Jitske Kramer: A diversidade tem a promessa de uma equipe de alto desempenho e inovação e criatividade, desde que seja bem administrada. Isso exige que lidemos com nossas diferenças e evitemos possíveis mal-entendidos. Precisamos aprender a ouvir, como entender verdadeiramente o que os outros estão dizendo e como mudar nossa mentalidade, se necessário. As outras coisas que precisamos gerenciar são a dinâmica do poder; um grande desafio quando se trata de trabalhar em um ambiente diversificado é a questão do poder. Precisamos perguntar: quem define a norma? Quem define o que é considerado “bom comportamento”? E quem decide em que gastamos nosso dinheiro? A dinâmica de poder e os sistemas de classificação muitas vezes podem nos impedir de chegar à melhor solução, ao nos cegar para a verdadeira qualidade de nossas diferentes visões.

TOPdesk: Em tempos de COVID-19, é provável que algumas organizações possam mudar o foco da diversidade e inclusão. Por que precisamos garantir que praticamos liderança inclusiva em tempos de crise?

Jitske Kramer: Deixar de priorizar a diversidade e a inclusão é a última
coisa que você deve fazer em uma crise. COVID-19 trouxe muitas mudanças. E, ao
longo dessas mudanças, precisamos trabalhar juntos para encontrar as melhores
soluções. Você precisa lidar com ideias e emoções diversas e, portanto, esta é
a hora de trabalhar para se tornar mais inclusivo. É semelhante a um período de
transformação em que você precisa trabalhar com a incerteza, sem saber para
onde ir. E para encontrar seus próximos passos, você precisa reunir membros da equipe com uma gama diversificada de perspectivas e busca soluções em conjunto.
A pandemia também destacou os problemas sociais que já tínhamos, como a divisão entre pobres e ricos, e o surgimento de movimentos como Black Lives Matter e #MeToo nos mostraram exatamente quais grupos de pessoas não estavam sendo ouvidos. Especialmente em tempos de crise, precisamos ter certeza de que ouvimos todos os pontos de vista e de que nos saímos melhor do que antes. Torne sua principal prioridade praticar a liderança inclusiva, especialmente agora!

TOPdesk: Qual o papel do novo profissional de TI em um cenário no qual ele passa a ser um agente inovador e se torne mais estratégico?

Jitske Kramer: O profissional de TI atuará como um facilitador e impulsionador da mudança, pois ele é um dos responsáveis por entender como funciona o mercado em relação as novas tecnologias e trazer essa visão primordial de mudança para o ambiente organizacional. Um profissional que está atento as demandas e está atualizado, trará novos insights e atuará como parceiro estratégico do negócio, já que as empresas que não se ajustarem ficarão literalmente para trás.

Essa área terá ainda mais relevância e contribuirá em mostrar os desafios e benefícios da transformação digital e de mostrar o que é necessário para essa mudança.

Transforme as diferenças da sua equipe em pontos fortes no TOPdesk SEE ​

Se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é que é necessária uma infinidade de experiências e opiniões para atingir seus objetivos. E embora esteja claro que a felicidade do cliente não é alcançável sem a colaboração efetiva da equipe, equilibrar visões opostas e gerenciar conflitos traz seus próprios desafios.

Quer aprender como iniciar e manter uma equipe diversificada que oferece excelentes resultados? Registre-se gratuitamente no TOPdesk SEE 2021, onde Jitske compartilhará seus insights sobre por que diversas equipes têm uma vantagem quando se trata de deixar os clientes felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: