TOPdesk e o novo Virtual Appliance

o que é virtual appliance
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

A tecnologia avança e o TOPdesk evolui junto com ela, por isso a maneira como você instala e atualiza o TOPdesk On-Premises também se renovará. Há pouco tempo, alguns recursos adicionais estavam disponíveis apenas para TOPdesk SaaS, com o dispositivo virtual, também fornecemos esses serviços para instalações locais.

O que é Virtual Appliance?

O Virtual Appliance é uma máquina virtual pré-configurada que contém todo o software necessário para usar as funcionalidades do TOPdesk de acordo com a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Com o dispositivo virtual, você tem acesso às funções anteriormente indisponíveis em sua instalação local.


Dentro do dispositivo, os serviços são executados em contêineres do Docker. Atualmente, oferecemos apoio à execução do VA em hipervisores do VMWare e VirtualBox. A imagem que você obtém contém uma distribuição Linux, uma versão recente do TOPdesk e todos os serviços lançados. A única coisa que precisará fazer é configurá-lo com as informações específicas, como o local do seu banco de dados, diretório ativo, licença etc. O TOPdesk fornecerá uma interface para fazer isso. Em outras palavras, o dispositivo virtual é uma caixa que Just Works ™.


Você não precisará aprender Linux para modificar sua configuração, pois importantes arquivos de configuração personalizáveis serão armazenados fora do dispositivo.

Pra que serve o Virtual Appliance?

Muitos clientes TOPdesk trabalham em um ambiente local e alguns recursos até então não estavam disponíveis para ambientes On-premises devido a algumas limitações técnicas. Para resolver esse problema, a TOPdesk desenvolveu o Virtual Appliance. Uma maneira diferente de instalar o TOPdesk, em que você implanta um pacote pré-configurado contendo tudo que você precisa para usar os recursos mais recentes.

 

Atualmente, você instala no local por meio de um instalador simples, mas a arquitetura baseada em serviços requer uma configuração mais complexa. A instalação não é um problema para os clientes SaaS, porque o TOPdesk sabe exatamente como configurar a instância SaaS para suportar a arquitetura baseada em serviços. No entanto, você pode não ter tempo para investir em taisconhecimentos para o seu ambiente local. Portanto, para manter a instalação do TOPdesk o mais simples possível, você poderá usar o TOPdesk como um dispositivo virtual em vez do instalador atual.

 

Esperamos que, no futuro, você possa comprar contêineres de software pré-configurado implantado em seus próprios servidores ou em soluções em nuvem como AWS, Azure ou Google Cloud. O TOPdesk deve se encaixar perfeitamente neste modelo e ser o mais simples possível de instalar, e a liberação do TOPdesk como um dispositivo virtual nos ajuda a realizar os dois

Arquitetura clássica

Antigamente os softwares eram monolitos, ou seja, a aplicação era desenvolvida como um produto único, todas as funcionalidades estavam definidas em um mesmo bloco.  Os caminhos de código eram relacionados um com o outro e eles ficavam em um único banco de códigos. Isso faz bastante sentido para aplicações pequenas, contudo, pode se tornar uma limitação conforme a aplicação cresce, pois o código de um banco maior se torna menos sustentável e mais propenso a bugs, além do mais, caso um código falhe, toda a aplicação poderá ficar inutilizável.

 

Pontuando: 

  • Um produto único
  • TOPdesk cai, tudo cai
  • Todas as informações em um único banco
  • Maior o sistema, maior a base de código, pois está tudo no mesmo lugar

Nova Arquitetura

Já a Arquitetura orientada a serviços (SOA) ao invés de ter um único produto de serviço baseado na aplicação, ele compreende múltiplos serviços pequenos, cada um possui seu próprio banco de código e insere informações dentro de um serviço específico de banco de dados. Esse processo é chamado isolamento, o que traz uma outra vantagem pois se um servidor cai, todos os outros serviços continuarão funcionando. 

Na nova arquitetura é criado um espaço compartilhado que fica conhecido como região do serviço, cada serviço tem seu espaço distinto na região, tal como seu próprio banco de dados. Os usuários são capazes de ver informações relevantes do que eles precisam no momento que acessam, se necessário os serviços irão interagir com com o outro para completar a solicitação do usuário.

 

Pontuando:

  •  Múltiplos produtos pequenos (serviços)
  • Base de código de serviço específico
  • Armazenamento de informações separado para cada serviço
  • Serviço cai, aplicação continua funcionando
  • Baixo uso de recursos por serviço

Quais são os benefícios?

Os dispositivos virtuais têm vários benefícios, particularmente a facilidade de implantação.

O TOPdesk está adotando uma arquitetura orientada a serviços para seus novos recursos, a ativação desses novos recursos no TOPdesk On-Premises da maneira clássica exigiria uma quantidade significativa de configuração, completamente dependente da infraestrutura de cada cliente. Para evitar isso, o TOPdesk fornece a você um dispositivo virtual que já possui a maior parte dessa configuração. A migração para o Virtual Appliance garante que você fique atualizado e faça uso de novos recursos como está acostumado

 

Há três razões principais para alterar o processo de instalação:

 

1

Atualmente há alguns recursos adicionais disponíveis apenas para ambientes SaaS, substituiremos o instalador por um Dispositivo virtual para fornecer esses recursos também aos clientes locais, sem exigir configurações complicadas.

2

O TOPdesk está sempre atualizado com as mais recentes tecnologias e desenvolvimentos, a fim de oferecer a melhor experiência possível que a tecnologia moderna possibilita com funcionalidades que podem ser compartilhadas e reutilizadas entre aplicações.

3

Para poder usar as funções mais recentes no TOPdesk do futuro, você precisará acessar o a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). O processo de instalação antigo não fornece acesso às funções mais recentes, e o dispositivo virtual possibilita isso.

 

A arquitetura do software passou por melhorias contínuas nos últimos anos. Agora é hora de nossos clientes da versão local aproveitarem esses benefícios. A seguir, é apresentada uma visão geral dos recursos e funções que estarão disponíveis no dispositivo virtual no futuro:

  • Relatórios com o serviço OData
  • Função de bate-papo integrada para melhor comunicação entre notificadores e agentes
  • Importação de API para a migração para a nova gestão de ativos
  • Importação em massa via API para criação rápida de novos ativos
  • Plataforma de colaboração para facilitar o compartilhamento de incidentes entre as plataformas TOPdesk
  • Novo conteúdo no Marketplace
  • Interface móvel revisada para processamento e registro de incidentes por processadores
  • Novas e melhores funcionalidades de Gestão de ativos
  • Formulários e entradas de conhecimento disponíveis publicamente para notificadores

Segurança do dispositivo virtual

  • Um firewall externo oferece proteção contra ataques 
  • Um firewall interno fornece proteção contra acesso não autorizado por outros serviços comprometidos
  • Nossos serviços de autenticação e autorização oferecem um nível adicional de proteção contra acesso não autorizado a serviços
  • O uso extensivo de direitos de usuário baseados em Linux impede que os arquivos do sistema dos invasores sejam alterados

 

Essa lista aumentará nos próximos anos para incluir integração de bate-papo, itens de conhecimento público, uma nova interface otimizada para dispositivos móveis para gerenciamento de incidentes, fluxos de trabalho e muito mais.

Trabalhando com o dispositivo virtual

Recomendamos migrar de uma versão TOPdesk de 2018 ou mais recente para evitar erros. Resumindo, a migração envolve as seguintes etapas:


1) Importe o dispositivo virtual para o seu hypervisor
2) Configure a comunicação entre o dispositivo virtual e sua rede
3) Configure o TOPdesk no dispositivo virtual para se comunicar com seu
banco de dados e servidor de arquivos
4) Forneça arquivos de configuração e licenças para o dispositivo virtual

O TOPdesk Virtual Appliance permitirá a integração com o System Center Operations Manager (SCOM). O SCOM permite uma visão geral do status e desempenho da máquina virtual como um todo e notifica você. Imediatamente se ocorrerem problemas na máquina virtual que possam afetar a experiência dos usuários do TOPdesk. Também será possível
conectar um servidor Splunk ao sistema de log interno do dispositivo virtual, para que você possa navegar facilmente pelas entradas de log, a fim de localizar a causa do problema no aplicativo TOPdesk.

 

Requisitos:
A partir do segundo trimestre de 2019, o uso do dispositivo virtual estará sujeito aos seguintes requisitos de sistema:

  • Um hipervisor VMware, VirtualBox ou Hyper-V
  •  25 GB de espaço livre para importar o dispositivo virtual
  • Pelo menos 8 GB de RAM
  • 10 GB de espaço livre na unidade de rede para pasta de anexos
  • MS SQL Server 2012, 2014, 2017 ou 2019
  • Pelo menos 2 processadores virtuais (geração Intel Broadwell ou comparável)
virtual appliance topdesk

Como ficará o TOPdesk Classic?

Você pode decidir quando deseja migrar para o dispositivo virtual, pois lançaremos novas versões do TOPdesk Classic até 2020. O TOPdesk Classic continuará recebendo correções de bugs, atualizações de segurança e compatibilidade do navegador e alguns dos novos recursos.

 

O dispositivo virtual foi projetado de forma que possa ser configurado sem o suporte do TOPdesk. Se você ainda precisar de assistência com a configuração, você poderá entrar em contato com nosso departamento de planejamento e marcar uma consultoria.

Quer saber mais?

Inúmeras informações relacionadas ao dispositivo virtual estão disponíveis em nossa base de conhecimento. Um bom ponto de partida é o KI 10568 Virtual Appliance: Landing page, esta é uma lista abrangente dos itens de conhecimento do Virtual Appliance comumente usados. 

 

O manual de instalação no formato. PDF e os arquivos de download de imagens para o Virtual Appliance 2020 versão 1, está disponível no item de conhecimento KI 12171 Virtual Appliance 2020 Release 1.

 

Você tem alguma dúvida? Fale com a gente! Com esta pesquisa, você pode expressar preocupações, perguntas ou comentários!

 

Para baixar este documento completo sobre Virtual Appliance, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: