Qual é a diferença entre os frameworks da metodologia ágil?

Kanban, Lean Thinking e Scrum: diferença entre os frameworks da metodologia ágil
TOPdesk Brasil

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Você sabe qual é a diferença entre os frameworks da metodologia ágil e qual o melhor modelo para a sua equipe? O Agile Service Management é um assunto cada vez mais explorado. Mas, com ele, surgiram diversos termos que podem causar confusão. 

Pensando nisso, neste post, vamos explicar as diferenças entre 3 frameworks: KanbanLean Thinking e Scrum

Continue lendo para saber mais!

Agile Service Management

Agile Service Management é a designação em inglês para o gerenciamento ágil de serviços. Trata-se de uma mentalidade que deve ser aplicada aos projetos de uma empresa com o objetivo de otimizar os resultados. 

Agile Service Management conta com diversas metodologias de gerenciamento de projetos, como KanbanLean Thinking Scrum. As metodologias Agile foram criadas para simplificar processos de tecnologia, antes baseados em uma documentação complexa e burocrática. Elas são facilmente adaptáveis para diferentes modelos de negócio e priorizam o aprendizado, a melhoria contínua e a velocidade na execução de tarefas. 

O Agile Management Service é guiado por alguns princípios, como:

  • Pessoas vêm antes dos processos e da tecnologia;
  • Serviços vêm antes das documentações;
  • Clientes vêm antes dos contratos;
  • Responder às mudanças vêm antes de seguir um plano pré-definido.

Esses fundamentos precisam ser seguidos para que as metodologias tragam resultados realmente relevantes e transformadores para o negócio. A forma de fazer isso pode variar, especialmente dependendo de qual o modelo de gerenciamento escolhido. 

Mas quais são as possibilidades? É o que vamos ver agora. Confira 3 tipos de metodologias ágeis e descubra qual é a melhor para a sua empresa!

1- Kanban

O Kanban é uma metodologia ágil que permite a visualização das etapas do projeto por todos da equipe. Inicialmente, ele foi criado para otimizar a produção da montadora Toyota, mas as empresas de tecnologia passaram a adotá-lo para gerenciar seus projetos. 

No modelo Kanban, as tarefas são, tradicionalmente, dispostas em três colunas dentro de um quadro visual: a fazer, fazendo e feito. Conforme as atividades são realizadas, elas mudam de coluna até serem concluídas. Assim, é possível saber em que momento do projeto a equipe está e o que ainda falta ser feito. 

Com isso, o time consegue identificar gargalos e pontos de melhoria, entendendo quais as tarefas que podem estar atrasando o processo e o porquê disso. O Kanban também é eficiente para priorizar atividades e manter todos os colaboradores atualizados sobre o trabalho dos colegas. Assim, é possível garantir transparência e diminuir a possibilidades de sobrecarga de algum membro da equipe. 

Para o setor de TI que costuma ter alguns projetos paralelos, essa metodologia é bastante eficiente na organização e na execução das etapas. 

Quer se aprofundar no Kanban? Temos um e-book gratuito sobre o tema! 

2- Lean Thinking

O Lean Thinking designa o pensamento enxuto, inicialmente aplicado ao modelo de negócio das startups. Um dos objetivos dessa metodologia é reduzir desperdícios no desenvolvimento de projetos, promovendo a melhoria contínua e a valorização de colaboradores e clientes. 

Para isso, o Lean Thinking foca, primeiro, em criar MVPs (mínimo produto viável) para corrigir erros ao longo do processo e atender às expectativas dos usuários. Ao longo do tempo, o foco é em incrementar esse produto para que ele se torne mais robusto e se adapte às necessidades dos clientes com base em um processo de feedback e validação contínua. 

3- Scrum

Scrum é uma metodologia ágil muito utilizada no setor de tecnologia. Ele é baseado em ciclos de desenvolvimento chamados sprints, divididos em algumas etapas. Primeiro, dividem-se as tarefas que serão trabalhadas no ciclo entre cada membro do time. Todos os dias, eles se reúnem no chamado daily meeting, em que devem responder três perguntas:

  • O que você fez desde a última reunião?
  • O que vai fazer até a próxima reunião?
  • Quais têm sido seus impedimentos?
 

Ao final de cada sprint, recolhem-se os feedbacks sobre a entrega com o objetivo de estimular a melhoria contínua do que está sendo desenvolvido. Assim, o time consegue planejar um novo sprint para ajustar os pontos levantados e dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. 

O objetivo do Scrum é monitorar as atividades durante a execução do projeto para evitar erros e retrabalho, garantindo a transparência na relação com o cliente e a flexibilidade das tarefas do time para a melhoria do produto desenvolvido. 

Quer saber mais sobre metodologias ágeis?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os frameworks da metodologia ágil, que tal se aprofundar no assunto e dar os primeiros passos rumo a uma gestão muito mais veloz, flexível e que agregue real valor aos seus clientes e solicitantes?

 

Para ajudar você nessa, temos um e-book gratuito sobre gestão ágil de serviços que você pode baixar agora mesmo!

 

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