
TOPdesk Brasil
Você sabe qual é a diferença entre os frameworks da metodologia ágil e qual o melhor modelo para a sua equipe? O Agile Service Management é um assunto cada vez mais explorado. Mas, com ele, surgiram diversos termos que podem causar confusão.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar as diferenças entre 3 frameworks: Kanban, Lean Thinking e Scrum.
Continue lendo para saber mais!
Agile Service Management
Agile Service Management é a designação em inglês para o gerenciamento ágil de serviços. Trata-se de uma mentalidade que deve ser aplicada aos projetos de uma empresa com o objetivo de otimizar os resultados.
O Agile Service Management conta com diversas metodologias de gerenciamento de projetos, como Kanban, Lean Thinking e Scrum. As metodologias Agile foram criadas para simplificar processos de tecnologia, antes baseados em uma documentação complexa e burocrática. Elas são facilmente adaptáveis para diferentes modelos de negócio e priorizam o aprendizado, a melhoria contínua e a velocidade na execução de tarefas.
O Agile Management Service é guiado por alguns princípios, como:
- Pessoas vêm antes dos processos e da tecnologia;
- Serviços vêm antes das documentações;
- Clientes vêm antes dos contratos;
- Responder às mudanças vêm antes de seguir um plano pré-definido.
Esses fundamentos precisam ser seguidos para que as metodologias tragam resultados realmente relevantes e transformadores para o negócio. A forma de fazer isso pode variar, especialmente dependendo de qual o modelo de gerenciamento escolhido.
Mas quais são as possibilidades? É o que vamos ver agora. Confira 3 tipos de metodologias ágeis e descubra qual é a melhor para a sua empresa!
1- Kanban
O Kanban é uma metodologia ágil que permite a visualização das etapas do projeto por todos da equipe. Inicialmente, ele foi criado para otimizar a produção da montadora Toyota, mas as empresas de tecnologia passaram a adotá-lo para gerenciar seus projetos.
No modelo Kanban, as tarefas são, tradicionalmente, dispostas em três colunas dentro de um quadro visual: a fazer, fazendo e feito. Conforme as atividades são realizadas, elas mudam de coluna até serem concluídas. Assim, é possível saber em que momento do projeto a equipe está e o que ainda falta ser feito.
Com isso, o time consegue identificar gargalos e pontos de melhoria, entendendo quais as tarefas que podem estar atrasando o processo e o porquê disso. O Kanban também é eficiente para priorizar atividades e manter todos os colaboradores atualizados sobre o trabalho dos colegas. Assim, é possível garantir transparência e diminuir a possibilidades de sobrecarga de algum membro da equipe.
Para o setor de TI que costuma ter alguns projetos paralelos, essa metodologia é bastante eficiente na organização e na execução das etapas.
Quer se aprofundar no Kanban? Temos um e-book gratuito sobre o tema!
2- Lean Thinking
O Lean Thinking designa o pensamento enxuto, inicialmente aplicado ao modelo de negócio das startups. Um dos objetivos dessa metodologia é reduzir desperdícios no desenvolvimento de projetos, promovendo a melhoria contínua e a valorização de colaboradores e clientes.
Para isso, o Lean Thinking foca, primeiro, em criar MVPs (mínimo produto viável) para corrigir erros ao longo do processo e atender às expectativas dos usuários. Ao longo do tempo, o foco é em incrementar esse produto para que ele se torne mais robusto e se adapte às necessidades dos clientes com base em um processo de feedback e validação contínua.
3- Scrum
O Scrum é uma metodologia ágil muito utilizada no setor de tecnologia. Ele é baseado em ciclos de desenvolvimento chamados sprints, divididos em algumas etapas. Primeiro, dividem-se as tarefas que serão trabalhadas no ciclo entre cada membro do time. Todos os dias, eles se reúnem no chamado daily meeting, em que devem responder três perguntas:
- O que você fez desde a última reunião?
- O que vai fazer até a próxima reunião?
- Quais têm sido seus impedimentos?
Ao final de cada sprint, recolhem-se os feedbacks sobre a entrega com o objetivo de estimular a melhoria contínua do que está sendo desenvolvido. Assim, o time consegue planejar um novo sprint para ajustar os pontos levantados e dar continuidade ao desenvolvimento do projeto.
O objetivo do Scrum é monitorar as atividades durante a execução do projeto para evitar erros e retrabalho, garantindo a transparência na relação com o cliente e a flexibilidade das tarefas do time para a melhoria do produto desenvolvido.
Quer saber mais sobre metodologias ágeis?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os frameworks da metodologia ágil, que tal se aprofundar no assunto e dar os primeiros passos rumo a uma gestão muito mais veloz, flexível e que agregue real valor aos seus clientes e solicitantes?
Para ajudar você nessa, temos um e-book gratuito sobre gestão ágil de serviços que você pode baixar agora mesmo!
Para ler mais conteúdos sobre esse tema, acesse aqui.