Integração via API: o que é e como funciona

Integração via API
TOPdesk Brasil

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Possivelmente você já se deparou com a sigla API (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos), ou mesmo com a necessidade de fazer uma integração via API. E não é para menos, o uso dessas ferramentas vem crescendo a cada dia, conforme relatório do diretório ProgrammableWeb. De acordo com os dados levantados, em junho de 2019 atingimos a marca de 22 mil APIs no mundo. Além disso, a tendência é de duas mil novas APIs ao ano.

Mas, você sabe, de fato, o que isso significa? Em resumo, trata-se de um conjunto de aplicações que permitem a construção de uma interface inteligente. Assim, é possível que dois sistemas se comuniquem.

Para você entender todos os benefícios da integração via API e as diversas possibilidades que o software TOPdesk oferece, continue a leitura.  

Integração via API

Como dito acima, a integração via API nada mais é do que é uma forma de comunicação entre sistemas. Neste cenário, um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro – sem que para isso, os utilizadores da API conheçam a fundo detalhes do software que desejam implementar. Ou seja, para utilizar API de terceiros, não é preciso conhecer detalhes de implementação do software.

Essa interface, portanto, é responsável pelas ligações entre os recursos necessários para o bom desempenho de um software. Afinal, permitem a troca de dados entre sistemas distintos, possibilitando sua integração e funcionamento.

É possível dividir as APIs em dois grupos: as APIs Públicas ou Abertas e as APIs Privadas.

APIs Públicas e APIs Privadas

Os termos “público” ou “aberto” significam que a API pode ser utilizadas por qualquer empresa ou desenvolvedor, não apenas para a equipe interna da organização que a projetou. Neste caso, existem as gratuitas, as com planos premium e, aquelas que oferecem opções gratuitas com a possibilidade agregar de mais recursos ao adquirir um plano. O Google Maps e o Trello são alguns dos exemplos de APIs públicas.

Já as APIs privadas são aquelas restritas a organização que as desenvolveu. Essas interfaces têm acesso aos sistemas e dados internos da empresa e, por isso, são acessíveis apenas por seus próprios desenvolvedores. Neste caso, são mais utilizadas em ambientes comerciais. Entre os benefícios, integrar sistemas internos ou diferentes campos; e melhorar a produtividade e comunicação interna.

Um dos principais recursos das ferramentas de integração de API é que elas ajudam a integrar os componentes de software existentes. Você pode usar essas APIs abertas para complementar as informações em bancos de dados corporativos para dar suporte ou melhorar seus processos de negócios. Por exemplo, as empresas podem usar a API do Twitter para saber mais sobre clientes em potencial e tendências emergentes.

Exemplos de integração via API

Assim como o Google Maps e o Trello, outro exemplo comum público é a API do Facebook Messenger. Com ela, você reduz a carga em seu servicedesk com menos e-mails e chamadas; e aumenta a satisfação do cliente. É a integração perfeita com o TOPdesk: todas as mensagens enviadas pelo Facebook Messenger serão criadas como um incidente no TOPdesk. Você pode responder diretamente aos usuários do Facebook a partir do seu incidente no TOPdesk.

Da mesma forma, temos a API do WhatsApp Business, que possibilita a comunicação eficiente com clientes, promovendo escalabilidade no atendimento pelos chatbots. Para empresas de médio e grande porte, o WhatsApp Business capacita os usuários do TOPdesk a se comunicarem com os clientes de forma simples, segura e confiável:

  • Esteja onde seus clientes estão;
  • Apoie seus clientes em escala;
  • Enriqueça as conversas com imagens, vídeo, áudio e PDF;
  • Diminua os tempos de espera e aumente a resolução do primeiro contato;
  • Reduza a carga de trabalho em seu service desk: menos e-mails e chamadas;
  • Tenha melhores conversas com os clientes e identifique oportunidades de vendas com mais facilidade;
  • Integração perfeita com o TOPdesk: cada mensagem será criada como um incidente no TOPdesk. Você pode responder diretamente aos usuários do seu incidente no TOPdesk.

Quer ver como isso funciona na prática? Solicite uma demonstração gratuita do TOPdesk, feita por especialistas.

Por que fazer integrações via API?

Quando um departamento de serviço trabalha com várias ferramentas, integrações estáveis são essenciais para evitar a perda de informações. Na TOPdesk, sabemos o quanto é importante que nosso software funcione bem com suas outras ferramentas. É por isso que apresentamos a API do TOPdesk: uma interface que abre o TOPdesk e permite que outras ferramentas se comuniquem perfeitamente com as nossas – sem trabalhos complicados.

São mais de 90 integrações na API do TOPdesk. Como, por exemplo, Active Directory e Microsoft Skype for Business. Além disso, dentro das nossas possibilidades, integramos a ferramentas de Monitoramento; Discovery e Inventory; Relatórios e BI; Omnichannel; ERP & CRM; Projetos e planejamento; BPM; e Chatbot.

Leia aqui mais sobre nossas integrações os benefícios da Gestão de Serviços!

Integrações do TOPdesk

Graças à API, você pode estender independentemente seus recursos do TOPdesk e criar integrações, facilitando sua rotina e da sua equipe. Os benefícios são notórios na vivência empresarial. Afinal, além de contar com nosso software e melhorar a sua gestão de serviços, é possível integrar a diversas APIs. Com isso, facilitar o gerenciamento de processos, integrar setores como vendas, marketing e logística, e muito mais.

 

👉Saiba como a TOPdesk organizou setor de tecnologia e facilitou integrações de APIs na Vialaser

 

Mudar pode ser um desafio, mas vamos tornar esse processo mais fácil com o TOPdesk. De implementações sob medida a treinamento e suporte ao produto – nossos consultores e heróis de suporte têm o conhecimento para ajudar você a ter sucesso.

Solicite uma demonstração gratuita e saiba como TOPdesk pode transformar seu negócio na prática.

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