Health techs: por que precisam de uma gestão de reservas eficientes?

TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Uma das consequências da pandemia de Covid-19 no segmento de saúde foi o fortalecimento das health techs, startups que atuam nesse mercado. Entre 2020 e 2021, o aumento no número de empresas desse tipo mais do que dobrou no Brasil.

Com a chegada da tecnologia 5G nas principais metrópoles do país e com o avanço da crescente digitalização, é esperado um crescimento ainda maior desse setor.

Contudo, como em qualquer outro mercado, as health techs têm seus desafios. O primeiro deles é atrair investidores, o segundo é manter a gestão dos seus processos saudáveis — e é aqui que o TOPdesk pode ajudar, como veremos neste artigo.

A importância da gestão de reservas nas health techs

Quando falamos em atendimento em à saúde, uma das principais queixas dos pacientes é a demora. No Brasil, esse tema ilustra incontáveis reportagens, principalmente aquelas que denunciam ineficiências em hospitais públicos.

Contudo, falhas operacionais não ocorrem apenas nos hospitais administrados pelos governos. Planos de saúde e empresas privadas também perdem pontos com a falta de determinada especialidade médica, tempo de espera para atendimento, demora na realização de exames etc.

Na maioria das vezes, esses problemas são apenas a consequência da falha de gestão de recursos, sejam esses recursos o capital disponível para investir, os materiais que já foram adquiridos e até o capital humano dessas companhias.

Em todos esses casos, a gestão digitalizada, como a gestão de reservas pode ser uma grande aliada.

Vantagens da gestão de reservas nas health techs

A primeira delas é ajudar a empresa a demonstrar sua saúde financeira. Ao reduzir falhas operacionais, causadas por uma gestão de reservas inadequada, a startup demonstra capacidade de gerenciar seus recursos.

É claro que nem toda ineficiência é causada por falta de capital, mas essas falhas depõem contra a marca — e esses depoimentos influenciam a entrada de novos clientes e o interesse dos investidores.

No caso dos clientes, estamos falando de pessoas que ainda podem ter resistência ao teleatendimento, por não compreender todas as suas vantagens. Ao não ter suas expectativas atendidas, devido às falhas recorrentes na gestão de reservas, esse indivíduo tende a desistir do atendimento oferecido pela startup.

Esses dados, influenciam os números que poderiam ser usados para animar os investidores durante as rodadas de investimento.

Redução de custo

Uma das principais vantagens das health techs em relação aos planos de saúde tradicionais é a possível redução de custo em consultas. Contudo, apenas ser digital não basta para alcançar uma operação que sustente os valores cobrados. Até porque, hospitais particulares e até governos já estão digitalizando as consultas médicas.

É preciso ser mais eficiente. Para isso, a gestão correta das reservas se mostra tão necessária, uma vez que reduz os custos causados pelo retrabalho nessa operação, além de todos os prejuízos consequentes dessas falhas, como eventuais cancelamentos.

Melhora a capacidade de atendimento

A verdade é que não existe atendimento médico por meio de uma health tech sem que haja uma gestão eficaz de reservas dessas consultas. A ineficiência desse processo prejudica não só a relação entre os pacientes e a marca, mas também a relação entre os médicos e a empresa.

São dois públicos que não querem entender o porquê desses erros terem ocorrido, apenas buscam na plataforma a eficiência prometida — e sem esses dois públicos, não existem health techs, não é mesmo?

Facilita o atendimento de chamados internos

Agora, olhemos para as health techs de dentro para fora. O time de TI dessas empresas trabalha freneticamente para conseguir manter essas plataformas operando.

Falhas operacionais precisam ser reportadas com agilidade, para que esses profissionais iniciem as manutenções devidas, evitando problemas maiores, como a plataforma sair do ar, por exemplo.

Sabemos que startups, independentemente do segmento, têm uma limitação de capital em seus estágios iniciais que precisa ser respeitada. Por isso, não há tempo e nem recursos para perder testando soluções.

É preciso contratar softwares que não só consigam se adaptar ao modelo de trabalho da health tech, como se integrem com facilidade com os sistemas que já são usados pelos colaboradores.

Nisso, as soluções do TOPdesk se destacam, pois elas se integram a mais de 90 programas diferentes, expandindo essa capacidade por meio de sua API. Além disso, o time do TOPdesk avalia as necessidades de cada empresa, adaptando nossas soluções para os desafios de cada marca.

Gestão de exames médicos

A parceria entre health techs e laboratórios médicos pede que essas empresas não prejudiquem a rotina dos laboratórios. Enviar um grande volume de pacientes, sem que haja um estudo da capacidade de atendimento, cria falhas que podem prejudicar a imagem do laboratório e da startup.

É preciso fazer com que as duas plataformas trabalhem em sinergia para o bem dos pacientes e dos colaboradores das empresas.

Importância da gestão de dados

Se pararmos para pensar, a análise de dados sempre fez parte da rotina de um médico. O paciente fornece informações dos sintomas que sente e o médico cruza esses dados com sua base pessoal, obtida por meio da sua experiência.

Toda essa capacidade de análise tem ganhado reforço com o intenso processo de gestão de dados que o mercado tem oferecido por meio de soluções tecnológicas.

Manter o processo de análise de dados sempre eficiente precisa ser um objetivo das health techs, pois esses dados indicarão não só se a startup está saudável, como mostrará sintomas de falhas que devem ser corrigidas — e como nos tratamentos médicos, agir rapidamente sobre problemas iniciais faz toda a diferença.

TOPdesk para health techs

Agora que você entendeu a importância da gestão de reservas para o crescimento da sua health tech, busque aperfeiçoá-la usando soluções como as ofertadas pelo TOPdesk. Milhares de empresas, em mais de 25 países, contam conosco para se tornarem mais eficientes internamente e junto ao consumidor.

Nosso software já revolucionou várias empresas da área de saúde. Como, por exemplo, a Unimed Belém, que transformou processos de TI e atendimento com o TOPdesk. A Sysmex também sentiu os benefícios de aprimorar e automatizar seus processos de service desk. Com o TOPdesk, aumentou sua produtividade em 60%. Além disso, o TOPdesk turbinou velocidade de atendimento dos chamados no SOC, anteriormente conhecido como AGE Technology.

Quer saber como o software da TOPdesk pode transformar a seu negócio também? Faça um teste grátis da nossa solução e comprove os benefícios! E mais: confira nosso e-book especial ao setor da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: