Gestão de Serviços é poderoso diferencial competitivo à sua empresa

Gestão de Serviços
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

A competitividade de uma empresa vai muito além dos produtos e serviços que ela disponibiliza no mercado. Envolve todo o gerenciamento do processo. Assim, é possível otimizar ações, antecipar dores e se aprofundar no conhecimento do seu público-alvo. Em resumo, há quatro componentes fundamentais: pessoas, processos, produtos teológicos e parceiros – todos precisam estar integrados e estruturados com o planejamento estratégico da empresa. Dessa maneira, uma solução de ESM (Enterprise Service Management ou Gestão de Serviços Corporativos) é questão substancial. Quer entender o porquê? Continue a leitura e descubra como a gestão de serviços pode alavancar sua empresa.

Sabemos que os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos a uma experiência de consumo que atenda suas expectativas. Se prestar um bom serviço já era um desafio às marcas, imagine gerenciar todos os serviços?

Hoje em dia, é difícil pensar em uma organização que não utilize tecnologia em suas operações. Afinal, o mundo é digital e a tecnologia ocupa todos os setores. Contudo, algumas empresas continuam oferecendo serviços mal organizados aos seus clientes e colaboradores (considerados clientes internos) – sobretudo com a digitalização impulsionada pela pandemia do Coronavírus e a necessidade de colocar sua equipe em operações home office ou híbrida.

Este despreparo pode ser observado desde a contratação à aprovação de contratos a e-mails e questionamentos básicos de consumidores não respondidos. No entanto, esse comportamento não é mais aceito.

Em resumo, a gestão de serviços unifica todas as variáveis para garantir a entrega e satisfação dos clientes. Esta forma de prestação de serviços requer melhores ferramentas. Isto é, para garantir níveis de qualidade superiores e construir relacionamentos de fidelização com os consumidores, os gestores utilizam cada vez mais ferramentas de gestão com foco nos processos de negócios.

Como o ESM pode alavancar sua empresa

Certamente, o departamento de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel extremamente importante na transformação organizacional. Mas, o ESM traz essas estratégias de gerenciamento de serviços para o resto da empresa, aplicando-as nas equipes além da TI.

Em suma, o ESM segue os mesmos objetivos do ITSM, melhorando a eficiência no design, transição e eficiência do serviço, para dar suporte às necessidades de negócios e aumentar a satisfação do usuário.

Com a automatização dos processos, as empresas conseguem aumentar a transparência, definir e segregar melhor as responsabilidades; padronizar a comunicação interna; monitorar as tarefas e agir de forma proativa, buscando sempre a melhoria contínua dos serviços prestados. Para isso, os gestores têm utilizado ferramentas de gestão focada nos processos. Afinal, com a automação de processos promovida pela ESM, é possível não apenas monitorar tarefas e agir de forma proativa, como também, padronizar a comunicação e definir responsabilidades.

TOPdesk: focado em estruturar e melhorar os serviços da sua empresa

De acordo com o Consultor de Implementação e Agilista da TOPdesk, Victor Marabeli, as empresas têm a necessidade de ter seus processos internos e serviços bem estruturados para que possam amadurecer tanto interna quanto externamente. “A gestão desses serviços é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento da empresa de maneira total (Gestão de incidentes, Mudanças, Problemas, Sla’s etc.)”, resume o especialista.

Já imaginou se os seus solicitantes pudessem facilmente obter respostas para todas as perguntas, seja de TI, Facilities, RH ou outros serviços em um só lugar? Neste contexto, a ferramenta mais indicada para automação, otimização e gestão de serviços e processos é o software ESM da TOPdesk. Afinal, ele permite que suas equipes sejam mais colaborativas, unindo forças e processando solicitações por meio de uma única plataforma. Aliás, com o suporte simplificado, você resolverá problemas com mais rapidez, se comunicará melhor e agregará mais valor aos solicitantes.

O software da TOPdesk é totalmente focado em estruturar e melhorar os serviços da empresa. Uma vez tendo esses processos bem estruturados e documentados, integrar a TOPdesk com outros softwares complementares é ainda mais benéfico para nossos clientes, como softwares de Dashboards e relatórios em tempo real das métricas feitas na TOPdesk".

Victor Marabeli, consultor de implementação na TOPdesk Brasil

O consultor da TOPdesk refere-se a ampla gama de ferramentas que o software de Gerenciamento de Serviços Corporativos da TOPdesk integra. Com a finalidade de atender por inteiro as necessidades da sua empresa, possui mais de 90 integrações.

ESM da TOPdesk conta com mais de 90 integrações

Com diversos recursos, o ESM TOPdesk possibilita que os gestores definam, modelem, executem, monitorem, melhorem e automatizam todos os processos de sua empresa. Com isso, tornam-se mais competitivas. Há mais de 90 integrações na solução de ITSM e ESM TOPdesk. Dentro das possibilidades, há ferramentas de:

  1. Monitoramento;
  2. Discovery e Inventory;
  3. Relatórios e BI;
  4. Omnichannel;
  5. ERP & CRM;
  6. Projetos e planejamento;
  7. BPM; e
  8. Chatbot.

Confira algumas das integrações da solução de ESM TOPdesk abaixo:

integrações TOPdesk

O consultor da TOPdesk explica que isso se torna um diferencial porque a TOPdesk ajuda os clientes a ter os serviços internos estruturados, documentados e funcionando de forma plena. “Agimos no amadurecimento desses processos, uma vez que já estão em pleno funcionamento. A integração vai ajudar as empresas a terem informações integradas, cortando o ‘telefone sem fio’ de informações. Além disso, centralizando tudo relacionado aos oferecimentos e atendimentos dos serviços.”

Marabeli exemplifica que o software mais usado para as integrações é o PowerBI. “Lá os clientes têm todas as informações TOPdesk de SLA, atendimentos, tempos e processos mostrados em tempo real! Um potencializador poderoso”, pontua.

Benefícios do ESM

Como você viu, os benefícios de gerenciar os serviços da sua empresa são enormes.

  • Aumento da produtividade: usar um processo de rastreamento de tíquetes permite que as equipes respondam às solicitações rapidamente, tudo em um só lugar, deixando as caixas de entrada (e as mentes dos funcionários) menos confusas;
  • Minimização do desperdício: os processos de mapeamento ajudam a definir atividades, recursos e muito mais por quanto valor eles agregam. Elimine as atividades que não agregam valor. Conforme você amadurece, esse processo pode evoluir para um local de trabalho de melhoria contínua, para otimização de longo prazo;
  • Melhora da visibilidade e controle: depois de estabelecer as técnicas de relatório, as métricas confiáveis  oferecem um alto nível de visibilidade, para que você possa identificar facilmente as áreas problemáticas;
  • Aumento da satisfação do usuário: à medida que os processos ajudam a definir funções e responsabilidades, os usuários, sejam internos ou externos, ficarão mais satisfeitos com as expectativas da solicitação.
  • Portal de autoatendimento: único ponto de contato para sanar todas as solicitações com o que seus clientes precisam, e quando precisam.

Atualmente, a eficiência operacional se tornou obrigatória às empresas. Agora que você descobriu como o ESM da TOPdesk é um poderoso diferencial competitivo, experiente na prática e tire todas as suas dúvidas. Faça um teste gratuito por 30 dias e sinta os efeitos da mudança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados:

ITSM

Por que adotar uma solução ITSM baseada em nuvem?

O ITSM baseado em nuvem ganha cada vez mais relevância no universo corporativo quando o assunto é melhorar a gestão da empresa. Saiba mais sobre os benefícios das soluções SaaS.