Ferramentas SaaS ou On-Premises: entenda as diferenças e vantagens

Saas ou On-premises
TOPdesk Brasil

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Escolher qual sistema de gestão é ideal para sua empresa, muitas vezes, pode ser desafiante. Uma dúvida pertinente é se a corporação deve adotar ferramentas SaaS ou On-Premises.

Primeiramente, é importante entender as diferenças entre elas. Enquanto a primeira é instalada na nuvem (cloud computing), as ferramentas On-Premises têm instalação local. 

Para te ajudar nessa missão, abordaremos nesse artigo as principais características de cada uma e como elas impactam no dia a dia da companhia. Dessa forma, você saberá responder a principal pergunta: minha empresa precisa de uma gestão de software SaaS ou On-Premises? 

Se você tem essa dúvida, continue a leitura e tome a decisão acertada na escolha!

SaaS (Software as a Service)

Por muito tempo, as empresas tinham preferência pelo modelo de instalação local (On-Premises), por relacionarem esta modalidade à segurança. Porém, essa escolha trazia dificuldade de atualizações e atendimento de suporte, que atendia a várias versões da solução. No entanto, esta mentalidade vem mudando com os avanços da tecnologia cloud computing e, hoje, sabe-se que a ferramenta na nuvem (SaaS) é segura e garante muitos benefícios.

Entre as vantagens desse modelo está o baixo investimento inicial, somado à rapidez da implementação. Um ponto importante a se considerar é que a infraestrutura física de TI (On-Premises) é responsável por uma série de despesas fixas para a empresa: equipamentos, hardwares, servidores. Somado a isso, o fato de que servidores físicos necessitam de manutenções e atualizações frequentes. Eles também consomem muitas horas de trabalho e de energia elétrica.

Tais pontos não são necessários quando falamos de SaaS. Afinal, a responsabilidade de manter a infraestrutura em operação, é do fornecedor contratado e não da sua empresa. Outra vantagem competitiva ao SaaS é empresas especializadas em SaaS investem alto na segurança dos dados e no controle de acessos.

Ademais, o serviço pode ser contratado conforme a demanda, uma vez que a ferramenta é escalável. Na TOPdesk, não importa qual dos nossos planos você escolha, você sempre terá a mesma estrutura poderosa e fácil de usar, incluindo gerenciamento de chamados, gerenciamento de ativos e recursos padrão como uma base de conhecimento, um link com o Active Directory, logon único e um gerente de eventos.

Por fim, oferecemos o software como serviço para que você esteja sempre trabalhando com a versão mais recente e segura do TOPdesk. Nossas atualizações são fornecidas por meio de implantação contínua: você obtém todas as atualizações automaticamente assim que estiverem prontas e testadas.

On-Premises

Diferentemente do SaaS, uma ferramenta On-Premises, trata-se de um produto. Isto é, a implementação é realizada na infraestrutura da sua empresa. Assim, responsabilidade da organização, sendo tanto o hardware quanto os softwares, serão administradas internamente. Com a manutenção de um hardware exclusivo, a empresa possui total acesso e controle sobre os dados ali salvos.

Em geral, esse modelo traz consigo a necessidade de um investimento elevado para a compra. Além disso, é necessário manter o custo das estruturas física e digital (hardware e software, respectivamente), assim como de profissionais especialistas para a manutenção e segurança da ferramenta.

No entanto, nem tudo precisa ser tão rígido. A TOPdesk busca estar em constante evolução para entregar os melhores produtos e serviços aos clientes. Assim, a tecnologia avança e o TOPdesk evolui junto com ela. Por isso a maneira como você instala e atualiza o TOPdesk On-Premises se renovou ao longo dos anos.

Há algum tempo, alguns recursos adicionais estavam disponíveis apenas para TOPdesk SaaS, contudo, para resolver esse problema, a TOPdesk desenvolveu o Virtual Appliance. Uma maneira diferente de instalar o TOPdesk, em que você implanta um pacote pré-configurado contendo tudo que você precisa para usar os recursos mais recentes.

O Virtual Appliance é uma máquina virtual pré-configurada que contém todo o software necessário para usar as funcionalidades do TOPdesk de acordo com a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Assim, para manter a instalação do TOPdesk o mais simples possível, você poderá usar o TOPdesk como um dispositivo virtual em vez do instalador atual.

TOPdesk é ideal para sua empresa

Para permanecer competitiva na conjuntura digital, as organizações devem tomar decisões estratégicas à adesão de ferramentas. O TOPdesk SaaS está configurado para fornecer nossos serviços com eficiência e eficácia. Por sermos altamente especializados e capazes de automatizar todas as tarefas comuns, podemos fornecer aos nossos clientes um serviço de alta qualidade a um custo total de propriedade (TCO) menor do que a hospedagem On-Premises. Essa configuração oferece os seguintes benefícios aos nossos clientes:

  • Liberdade para escolher o modelo de entrega SaaS ou Virtual Appliance: e ainda, a flexibilidade de alternar facilmente mais tarde sem perda de dados. Algumas restrições podem ser aplicadas para funcionalidades que estão disponíveis apenas em SaaS;
  • Segurança de dados por design: ao manter o isolamento de dados por organização, fornecemos várias camadas de segurança por design. As necessidades de privacidade e propriedade de dados foram atendidas, permitindo que nossos clientes usem o TOPdesk de maneira compatível com GDPR;
  • Customização e flexibilidade: onde a flexibilidade limitada é uma das desvantagens mais mencionadas dos serviços SaaS, o TOPdesk oferece a mesma flexibilidade para personalizar o TOPdesk de acordo com suas necessidades de negócios como uma instalação no local;
  • Propriedade dos dados e estratégia de saída: sua empresa mantém o controle de seus dados. O TOPdesk oferece acesso total a todos os seus dados. Os backups serão fornecidos em um padrão aberto, durante o contrato e por um período definido após o término do seu contrato conosco;
  • Escalabilidade: o TOPdesk garante que os serviços fornecidos sejam dimensionados de acordo com as necessidades do seu negócio: de uma instalação do TOPdesk ao suporte completo de DTAP, e de vários usuários à escala corporativa. 

Veja como o TOPdesk funciona na prática

Quer saber como o TOPdesk ajuda você a superar os desafios no service desk e aumentar a maturidade da sua operação?

Você pode solicitar um ambiente de teste gratuito e experimentar o TOPdesk por conta própria. Ou, ainda, uma demonstração de um de nossos especialistas e ver como o TOPdesk pode guiar sua empresa para a excelência de serviços.

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