Como uma ferramenta de service desk pode te ajudar com a estratégia de business intelligence

Como uma ferramenta de service desk pode te ajudar com a estratégia de business intelligence
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Com a transformação digital, empresas dos mais diversos segmentos buscam soluções para acompanhar as inovações tecnológicas. Por esse motivo, a área de T.I. ganhou mais força e visibilidade no mercado. O Business Intelligence, ou B.I., é uma das soluções ideais para auxiliar na visão estratégica, contribuindo com insights fundamentais para destacar as soluções da sua empresa.

Neste artigo, você entenderá o que é B.I. e como essa estratégia contribui para diversos processos na área da tecnologia da informação. Veja também como o TOPdesk, como solução que tem o Business Intelligence em seu DNA, pode ajudar na implementação dessa tecnologia e entenda a relação entre as ferramentas de service desk e o B.I. Boa leitura!

O que é Business Intelligence e para que serve?

A digitalização das rotinas empresariais trouxe muitos benefícios. Coleta e análise de um número muito maior de dados, criação de relatórios detalhados e customizados, dentre tantas outras vantagens. Atualmente, a questão mais delicada que surge é justamente como trabalhar com tanta informação de uma só vez. Hoje é mais comum um cenário no qual o gestor tem dificuldade em filtrar as informações do que não ter acesso a ela.

Assim surge o Business Intelligence, um conjunto de práticas e técnicas que permitem à gestão da empresa transformar o volume cada vez crescente de dados em informações inteligentes, estratégicas e concretas.

Imagine que a área de T.I. percebe que um computador apresentou problemas recorrentes, talvez seja mais interessante investir em uma mudança de aparelho em vez de gastar tempo e dinheiro com ajustes que não apresentam resultado. Afinal, é comum precisar resolver muitos chamados, mas não ter um controle preciso deles. Com o Business Intelligence é possível identificar dados relevantes, descobrindo:

  • qual foi o departamento que abriu mais solicitações;
  • quais equipamentos apresentam problemas recorrentes;
  • que tipo de problema tem apresentado maior número de chamados.

Como você deve ter percebido, o Business Intelligence é uma forma do setor de tecnologia da informação ter uma visão rápida da situação, adaptar suas estratégias e otimizar processos. É importante entender que a transformação digital oferece novas possibilidades e, por isso, é fundamental ter um recurso que acontece de forma dinâmica, trazendo respostas rápidas mesmo para soluções novas no mercado.

Porque o atendimento de T.I. deve ir além de abrir chamados?

Atendimentos online devem contar com as facilidades que a tecnologia proporciona. A área responsável por essa demanda na empresa, normalmente o pessoal de T.I. deve estar atento aos processos que envolvem essa etapa de interação com o cliente, garantindo mais autonomia para os times que trabalham diretamente com o público externo.

Existem alguns KPIs (indicadores-chave de performance) que são fundamentais para orientar esse trabalho. Então, caso a empresa entenda a importância de promover um atendimento de qualidade, é igualmente importante investir em ferramentas que facilitem a leitura de dados relevantes para tomadas de decisão.

Alguns recursos da ferramenta de service desk que contribuem para um posicionamento mais alinhado ao B.I. são:

  • organização e análise de dados;
  • mensuração de resultados;
  • criação de relatórios;
  • otimização da gestão de pessoas;
  • integração entre setores da empresa.

Como o TOPdesk se integra com as principais ferramentas de B.I.?

O TOPdesk oferece uma solução extremamente vantajosa para seus clientes. Primeiramente por ser fácil de implementar e também por ser customizável, adaptando a ferramenta conforme as necessidades da sua empresa e oferecendo uma escalabilidade quando o negócio vai crescendo. Além disso, o TOPdesk tem as integrações da plataforma com recursos fundamentais para implementar o Business Intelligence.

POWER BI

O Microsoft Power B.I. é uma das ferramentas que você pode integrar ao seu TOPdesk. O Power B.I. se destaca no mercado por otimizar a coleta e análise de dados, além de transformá-las em informações relevantes e belamente estruturadas em gráficos de rápida leitura. O TOPdesk desenvolveu uma API que permite integrar essa ferramenta, inclusive, usando a versão gratuita do Power B.I.

TABLEAU

Considerado como uma espécie de concorrente do Power B.I., o Tableau é uma opção utilizada por diversas empresas e que pode ser integrada ao TOPdesk. Uma das maiores vantagens do Tableau é a possibilidade de integrar o software com Phyton, Salesforce e serviços de cloud como Google e Alibaba.

QLIK

A Qlik é uma ferramenta famosa pelos dashboards personalizados e de fácil visualização, além da facilidade de uso (mesmo para quem é iniciante no assunto de Business Intelligence). Fácil de usar, a Qlik pode ser integrada ao TOPdesk através do iframe, permitindo a visualização de gráficos e outras informações relevantes.

Quais recursos das ferramentas de service desk ajudam com B.I.?

O service desk transformou completamente a área de atendimento, promovendo respostas rápidas, soluções efetivas dando um foco muito maior para o cliente do que para o problema que gerou o chamado em si. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para ter à disposição informações de qualidade.

Crie relatórios instantâneos relevantes: durante um chamado existem muitos fatores que podem ser observado como o tempo de espera, número de contatos, eficiência da resposta e nível de satisfação do cliente. A ferramenta de service desk pode acelerar a velocidade de atendimento de chamados, mas também pode transformar cada atendimento em dados importantes, consequentemente em relatórios valiosos para a empresa.

Centralize as informações de forma inteligente: ter ações de B.I. na empresa significa também saber tratar dados. Infelizmente, nem sempre todos os processos relacionados com essa inteligência são usados por falta de familiaridade com um número significativo de ferramentas. A plataforma de service desk oferece uma base de conhecimento que ajuda no treinamento para seu uso e centraliza informações relevantes para a empresa em um só lugar.

Promova a gestão de mudanças: otimizar processos, inovar e contornar situações delicadas: a gestão de mudanças pode ser vista como uma grande dor de cabeça para a empresa, mas em muitas situações é necessária para garantir o crescimento da marca. Por isso, é importante ter uma ferramenta como o service desk que ajude a organizar todas as etapas e, ao mesmo tempo, a treinar os colaboradores com a nova cultura e hábitos esperados.

 

Quais recursos das ferramentas de service desk ajudam com B.I.?

Gostou de conhecer mais sobre como uma ferramenta de service desk é fundamental para desenvolver o trabalho de Business Intelligence na sua empresa? Como você deve ter percebido, essa solução contribui para a coleta de dados relevantes, oferecendo uma visão mais completa do negócio, além de insights para otimização de processos e para tomadas de decisão importantes.

Se você quer saber mais sobre service desk e a importância do Business Intelligence para aproveitar ao máximo as tecnologias, confira agora nosso evento TOPdesk on Tour: dados centralizados, resultados acima da média e baixe o e-book completo sobre dados no service desk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: