4 dicas práticas para garantir mais autonomia com automação no service desk

Como ter mais autonomia com automação no service desk
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

A palavra Automação tem origem no latim. Automatus que significa mover-se por si só, e nada mais é do que um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento. Este mecanismo pode trazer inúmeros benefícios para a automação do service desk, ao oferecer autonomia ao sistema e para os seus agentes. Alguns benefícios que a automação pode trazer para o service desk incluem mais tempo disponível para os colaboradores criarem projetos e resolver questões mais complexas, já que as tarefas mecânicas ficam por conta da automação. De quebra, ainda vem o aumento da produtividade da equipe e melhoria na satisfação e experiência do usuário.

Como a automação pode garantir mais autonomia no service desk

Para automatizar alguns processos e facilitar o trabalho da equipe de service desk, sem
comprometer a entrega de serviços e experiência do usuário, confira a seguir dicas práticas
para garantir mais autonomia com a automação do service desk. Você encontra todos os
recursos indicados na ferramenta da TOPdesk:

1

portal de autoatendimento

Não seria ótimo se os seus solicitantes fossem mais autônomos e autossuficientes? O Portal de Autoatendimento da TOPdesk é uma base de conhecimento, loja virtual e canal de solicitantes, tudo em um. Ele ajuda seus clientes a encontrar rapidamente as informações que precisam, para tirar dúvidas e minimiza aquela ansiedade do dia a dia.
As pessoas, em sua maioria ainda estão trabalhando em regime de home office e por isso é comum que os colaboradores tenham dúvidas sobre os sistemas utilizados pela sua empresa ou os próprios clientes com relação a quais serviços você oferece, afinal eles estão sozinhos em suas casas e não têm um colega ali ao lado para tirar as dúvidas que forem surgindo, como
costumávamos fazer em um passado muito próximo. Na maioria dos casos a solução é entrar em contato com o setor de service desk, sendo que esse processo pode ser facilitado e muito, com um portal de autoatendimento.

2

Base de conhecimento

Já pensou em atender um chamado antes mesmo que ele seja aberto? Com a TOPdesk isso é possível. Se você também já se perguntou: Como reduzir o número de entrada de ligações e a duração média das chamadas que recebemos? A resposta é gestão do conhecimento. Com uma base de conhecimento de qualidade, o solicitante pode buscar a solução para o seu
problema por palavras-chave e ainda é possível informar se aquele item foi útil ou não, o que nos permite fazer análises de melhoria contínua. Isso alivia a fila da central de atendimento e facilita o acesso à informação, dando autonomia ao solicitante na resolução de chamados e muita agilidade ao processo, com aumentos de satisfação dos clientes.

base de conhecimento no service desk TOPdesk

3

Relatórios agendados

O Agendamento permite que você possa automatizar o envio de seus relatórios na frequência que você definir. Os relatórios são enviados com as informações atualizadas automaticamente sem que seja necessário editá-los a cada período. Dessa forma, a gestão fica muito mais inteligente e eficiente. Você pode enviar os relatórios automaticamente semanalmente ou uma vez ao mês, ou ainda todos os dias. Nós sabemos que muitas empresas possuem desafios no cumprimento dos Acordos de Serviço, ou SLAs, na gestão de satisfação de seus usuários e, principalmente, em fornecer dados na tomada de decisões estratégicas e com a TOPdesk é possível automatizar a criação dos seus relatórios de maneira simples e é possível dedicar a sua energia apenas na análise das métricas e da construção.

relatório agendado TOPdesk

4

Disparo de e-mail automático

Já aconteceu de precisar enviar um e-mail em um momento específico e isso acabar sendo esquecido? Foi pensando em situações como esta que a Gestão de Ações e Eventos foi desenvolvida na solução da TOPdesk. Com ela é possível configurar o disparo de envio de e-mail em situações especificas. Como por exemplo, para realizar uma pesquisa de satisfação após o fechamento de um chamado, o pedido de atualização para o solicitante depois de um número específico de dias sem resposta ou até mesmo para realizar o fechamento automático do chamado, depois de resolvido. Dessa forma, temos a diminuição de tarefas repetitivas e padronização dos processos.

disparo de email automático TOPdesk

Automatizando o service desk na prática

Quer ver como essas automações funcionam na prática com o uso da ferramenta da TOPdesk na sua empresa? Assista agora mesmo nosso webinar e veja todo o poder que um service desk de qualidade, robusto e inteligente pode oferecer para a sua gestão, empresa, clientes e resultados de negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: