Descubra qual seu nível de maturidade rumo ao hospital digital

TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

De acordo com um levantamento feito em 2019 pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), cerca de 82% das organizações de saúde públicas e privadas atualizaram os registros de seus pacientes para o meio digital. Inúmeros procedimentos passaram a ser emitidos por meio de sistemas eletrônicos. Como, por exemplo, agendamentos, diagnósticos, prescrições e internamentos. Contudo, esse é apenas o começo da implantação de novas tecnologias no sistema de saúde. É preciso compreender mais a fundo alguns aspectos ao pensar na transição para o hospital digital. Quer entender como ele funciona e seus benefícios? Veja a seguir!

Saiba o que é hospital digital

Em suma, um hospital digital trata-se de uma instituição do ramo da saúde que adotou as soluções de TI (Tecnologia da Informação) em seus processos de forma ampla. Desse modo, qualquer troca de informações passa a acontecer no ambiente digital, por meio da integração de inúmeros sistemas. 

Uma das principais consequências dessa mudança é a eliminação do papel. Diversos processos são acessados por computadores distribuídos pela instituição, ligados à um servidor na nuvem. Outra característica é que todos os setores são integrados, desde o pronto-atendimento até a contabilidade. 

Veja como está a maturidade digital do seu negócio

Antes de começar a transformar seu hospital rumo à digitalização, é necessário identificar o estágio atual da instituição e o que precisa ser melhorado. Por isso, você deve entender o nível de maturidade digital da organização para, então, reconhecer quais estratégias podem ser tomadas em prol da saúde digital. De acordo com a HIMMS (Healthcare Information and Management System Society), existem alguns níveis de maturidade:

  • tradicional: o hospital e as lideranças ainda não estão preparados para implementar as transformações exigidas, pois ainda não há uma estratégia definida;
  • evolução: a instituição já deu o primeiro passo rumo ao hospital digital, pois conta com algumas soluções, a exemplo de um prontuário eletrônico, ainda que pouco integrado;
  • sofisticação: o hospital começa a colher frutos das mudanças aplicadas previamente, resultado de uma boa estratégia e ótimo engajamento da equipe interna. A maioria dos serviços e processos acontecem no meio digital;
  • inovação: a organização está bem avançada nas estratégias de seus serviços digitais. Há o uso de tecnologias mais complexas, como IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial) e aplicativos.

Agora que você já sabe como analisar o nível de maturidade digital do seu hospital, chegou a hora de começar a implementar a transformação. Ainda se acordo com a HIMMS, os passos são os seguintes:

  • planejamento de infraestrutura: levantar os custos e prazos das operações necessárias para atualizar a instituição; 
  • substituição de processos manuais: reunir todos os processos manuais realizados e alterá-los para procedimentos sistêmicos;
  • investimento na integração de sistemas: garantir a integração entre os sistemas utilizados, a fim de facilitar e agilizar os processos hospitalares;
  • interligar processos inteligentes: permitir que os sistemas cruzem informações para ajudar e otimizar o trabalho da equipe;
  • eliminar o uso de papel: com exceção de alguns documentos específicos, os dados ligados aos processos rotineiros do hospital devem ser armazenados digitalmente, em nuvem.

Na prática, os benefícios que envolvem a implementação de um hospital digital atingem tanto os profissionais quanto os pacientes. A instituição ganha um conhecimento mais aprofundado do perfil do paciente, as taxas de mortalidade caem significativamente, além da redução de custos

 

Para ter sucesso nessa empreitada, é fundamental contar com uma empresa especializada. Com as soluções TOPdesk, como a SOC — software de gestão ocupacional —, sua empresa do ramo da saúde conseguirá alcançar a digitalização mais facilmente. 

 

Entre as marcas que foram impulsionadas pela TOPdesk, vale destacar a Unimed Belém, que transformou seus processos de TI. 

 

Qual o nível de maturidade do seu negócio? Entre em contato com a TOPdesk, descubra o que precisa ser feito nas próximas etapas de desenvolvimento e como podemos ajudar você neste desafio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: