Customer Experience no service desk: como garantir a satisfação do cliente no atendimento

TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Experiência do cliente ou Customer Experience (CX) abrange tudo o que influencia ou interfere a percepção e os sentimentos de um cliente sobre uma empresa — produtos, serviços, informações, processos, pessoas, cultura, experiências em pontos de contato com a marca, canais de comunicação e uso de tecnologia, por exemplo.

 

Entretanto, muitas pessoas associam o CX ao relacionamento entre uma empresa e seus clientes, o que também inclui interações como visitas em PDVs, acesso a apps, chats, fóruns de suporte, contato com publicações de marketing e com sistemas interconectados da marca, mesmo que elas sejam efêmeras e não resultem em conversões, e sob qualquer forma de contato, seja feito por meio do service desk, mesmo que em uma campanha publicitária em mídias sociais.

 

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da elevação da percepção do cliente quanto ao atendimento da empresa e conferir dicas sobre como melhorar a experiência do cliente no service desk.

Quais as vantagens de elevar a percepção do cliente na experiência de atendimento?

O atendimento ao cliente no service desk deve seguir as mudanças no comportamento do consumidor pois, com o advento da digitalização, a forma como nos comunicamos e interagimos mudou irreversivelmente.

 

Nessa mudança, a adoção de tecnologia tornou-se um ponto-chave para uma gestão de TI adequada e a elevação de requisitos para aumentar a percepção de qualidade de experiência do consumidor: customização, acessibilidade, usabilidade, segurança, automação e eficácia na resolução de problemas.

Com um atendimento e suporte eficientes, a empresa tem altos níveis de satisfação, garante produtividade e redução de custos.

 

Veja como o uso de tecnologia no service desk pode influenciar positivamente a percepção de seus clientes:

  • os problemas são resolvidos rapidamente com tempos de resposta diferenciados e altos níveis de SLAs;
  • métricas alimentadas por dados precisos auxiliam o monitoramento dos resultados;
  • os clientes têm experiências positivas em qualquer ponto de contato e se tornam verdadeiros defensores da marca;
  • a tecnologia favorece o atendimento multicanal e a comodidade da comunicação, em qualquer momento e no ponto de contato mais oportuno para garantir a satisfação do cliente;
  • com maior satisfação no atendimento, a sua empresa tem mais chances de reter e fidelizar os clientes;
  • clientes fiéis tendem a se tornar defensores da marca e potenciais propulsores de uma campanha de indicação, por exemplo. Além disso, dificilmente são influenciados por promoções ou ofertas da concorrência. Logo, o CX também aumenta a competitividade da empresa.

O que fazer para ter um service desk que priorize a customer experience?

Veja abaixo algumas dicas para melhorar a experiência do cliente no service desk:

  • siga as orientações de frameworks mundialmente reconhecidos, como o ITIL;
  • construa uma base de conhecimento para que os clientes tenham a possibilidade de efetivar um autoatendimento, sem necessidade de acionar o time de service desk;
  • saiba como categorizar e priorizar tickets urgentes;
  • automatize o processo de atendimento e tarefas potencialmente repetitivas;
  • comunique aos usuários todas as etapas de ação, sejam corretivas ou preditivas;
  • elimine problemas recorrentes;
  • analise os dados da ferramenta de gestão de incidentes;
  • faça a coleta de feedback dos clientes após a resolução do problema;
  • repita continuamente as etapas.

Embora a tecnologia esteja em constante mudança, também é importante ter uma equipe experiente para reduzir o tempo de resolução e o volume de tíquetes.

O treinamento do time de service desk é um componente chave do ponto de vista técnico e de habilidades sociais, mas essa capacidade de atendimento também abrange qualidade na comunicação e na construção de um relacionamento transparente e harmonioso com o cliente.

Aproveite que você já conhece a importância da Customer Experience no service desk e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto com dicas exclusivas sobre o comportamento de diferentes clientes e como oferecer a melhor experiência de atendimento para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: