Como encontrar a solução de ITSM ideal? 5 perguntas para se fazer

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TOPdesk Brasil

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Se colaboradores do seu departamento de TI não conseguem acompanhar todos os chamados recebidos, não conseguem compartilhar conhecimento com eficiência ou estão trabalhando com um software antigo que não é amigável, pode ser a hora de encontrar uma solução de ITSM que transforme essa situação pra melhor. Mas por onde começar? Faz sentido comparar os recursos e funções que as ferramentas modernas oferecem. Mas adquirir uma nova solução de ITSM envolve muito mais que apenas o software. Ao implementar uma nova ferramenta, você está efetivamente fechando uma parceria, portanto, escolher o fornecedor certo é essencial.

Neste conteúdo, compilamos uma lista de 5 perguntas-chave a se fazer ao comparar fornecedores de ITSM, para ajudar você a encontrar sua combinação ideal.

1. Como o fornecedor da solução de ITSM lida com as implantações?

Descubra como os fornecedores em potencial ajudam seus clientes a começar a usar a nova ferramenta. Eles terceirizam as implantações para empresas de consultoria? Ou eles contratam especialistas internos para ajudá-lo a dar os primeiros passos? Sugerimos que você opte pela segunda alternativa.

Aprendemos que ninguém sabe mais sobre como ajudar os clientes a obter o máximo de uma solução de ITSM do que as pessoas que trabalham com ela todos os dias. É por isso que nunca terceirizamos nossas implantações a terceiros. Os consultores da TOPdesk ajudam os clientes a determinar suas necessidades, trabalham com eles para configurar e otimizar o software e treinar equipes para tornar a entrega de seus serviços um sucesso. Dessa forma, eles também ajudam a manter os períodos de implantação curtos, uma vez que o objetivo é colocar os clientes em operação o mais rápido possível, e não acumular horas de consultoria.

Depois de implantar sua nova ferramenta, os clientes precisam se sentir capacitados o suficiente para usá-la. Escolher um fornecedor que ofereça treinamentos e webinars é uma ótima maneira de ajudá-los a se tornarem autossuficientes. Agora também é a hora de pensar sobre as necessidades específicas de treinamento de sua equipe: eles só precisam saber o básico para começar? Talvez eles pudessem fazer um curso intensivo de gestão do conhecimento? Ou até mesmo algo mais aprofundado como nosso treinamento de usuários e gerentes de aplicativos?

Navegue pelos treinamentos e conteúdo extra oferecidos por cada fornecedor e determine se eles ajudarão sua organização a obter o máximo da nova ferramenta.

Mesmo as equipes de serviço mais autossuficientes precisam de uma ajudinha às vezes. É por isso que é importante investigar quais tipos de suporte cada fornecedor pode oferecer a você depois de colocar a ferramenta em funcionamento. Encontrar um fornecedor com agentes de suporte local interno é uma ótima maneira de garantir que sua equipe receba ajuda personalizada de pessoas que conhecem o software por dentro e por fora.

De nossa parte, estamos muito orgulhosos de nossos agentes de suporte TOPdesk, que são amigáveis e bem-informados, além de estarem sempre prontos para ir além para resolver um problema. Na verdade, nossos clientes nos dizem que é uma das melhores coisas de trabalhar conosco.

Saiba mais sobre o suporte TOPdesk aqui.

Pode parecer óbvio, mas as ferramentas são feitas para pessoas, por pessoas. E as pessoas que criam e executam sua nova ferramenta inevitavelmente terão um impacto na própria solução. Portanto, não subestime a importância da cultura da empresa ao buscar uma nova solução de ITSM. Pergunte a si mesmo: como são seus funcionários? Os valores deles correspondem aos seus? 

 

Na TOPdesk, descobrimos que nossas parcerias de maior sucesso são construídas com organizações que também colocam ênfase na liberdade, confiança e responsabilidade. Parte da nossa promessa aos nossos clientes é que seremos honestos e francos sobre o que podemos oferecer e o que você pode alcançar – mesmo que isso signifique dizer “não”, ocasionalmente para empresas que não são as mais adequadas.

Uma solução de ITSM deve ser um investimento para o futuro, não apenas uma solução rápida. Embora os recursos e funções de uma ferramenta possam ser perfeitos para onde sua organização está no momento, é importante escolher uma solução de ITSM que possa expandir com você. Agora é hora de olhar para a frente: o fornecedor está comprometido com a inovação? Ele investe tempo e recursos para expandir as capacidades de seu software para atender às necessidades de seus clientes? Os roadmaps de produtos podem ser um indicador útil para saber se um fornecedor de ITSM está pronto para um compromisso de longo prazo com sua organização.

Com base nas sugestões de nossos clientes, nós da TOPdesk passamos o ano passado fortalecendo a versão móvel da nossa plataforma, os recursos de gerenciamento de ativos e o ecossistema geral, e planejamos muito mais. Se você estiver interessado em aprender sobre a visão abrangente e a estratégia do nosso produto, bem como nossos planos futuros, confira nosso blog de atualizações dos produtos.

Esperamos que agora, você tenha uma imagem mais nítida do que acontece em uma grande parceria de ITSM. Encontrar o melhor fornecedor para sua organização pode ser um desafio. Mas, se você tiver essas 5 perguntas em mente ao fazer a lista, poderá separar rapidamente as soluções provisórias dos parceiros de negócios em potencial.

Para saber ainda mais dicas sobre como escolher a solução de ITSM ideal, confira nosso Guia prático do comprador, que cobre todas as etapas do processo, desde como criar o caso de negócios perfeito até fazer a escolha final. E tendo qualquer dúvida sobre nossa solução de ITSM, entre em contato com a gente. Ficamos muito felizes em ajudar você.

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