Big data: sua empresa está pronta para o universo de dados?

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TOPdesk Brasil

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Os dados são parte importante das estratégias de muitos negócios atualmente. Sem eles, muitas empresas não teriam alcançado o status de crescimento que possuem hoje. Mas afinal, todo negócio gera, de fato, informações recorrentemente. O que é o grande diferencial neste caso?

A visão de Big Data, normalmente, é o que pode fazer toda a diferença. Afinal, estamos na era dos dados. Sua empresa está preparada para isso? Para tirar suas dúvidas, vamos trazer as principais informações para você a seguir. Boa leitura.

O que é Big Data?

Antes de tudo, precisamos começar pelos conceitos-chave. Afinal, o que é Big Data? Trata-se de um conceito que diz respeito ao grande volume de dados que as empresas podem coletar, armazenar, tratar e analisar no dia a dia, com o objetivo de obter melhores insights no dia a dia. Para isso, é importante que trate-se de um volume alto de informações.

Mas afinal, o que podem ser esses dados? Essencialmente, qualquer coisa. Podem ser dados estruturados (presentes em planilhas e tabelas) ou não-estruturados (como imagens e blocos de textos), bem como podem ser tanto informações internas quanto externas. Lembrando que não precisa ser, necessariamente, ter que escolher entre uma ou outra. No mesmo banco de dados, por exemplo, você pode ter dados internos e externos, estruturados e não-estruturados.

 

Alguns exemplos de informações que podem compor o Big Data de um negócio são:

  • dados de clientes;
  • dados de fornecedores;
  • informação do estoque;
  • entrada e saída de produtos;
  • entrada e saída de finanças;
  • dados de produtividade dos colaboradores, entre outros.
 

Contudo, o mais importante é que o Big Data tem sido utilizado para uma série de outras ações dentro das empresas, tornando-a mais estratégica e eficiente no dia a dia. Por exemplo, você pode utilizar essas informações para ter um controle de estoque mais eficiente, fazendo as reposições no momento mais adequado, evitando desperdícios.

Como o Big Data tem crescido no Brasil e no mundo?

Por que falamos tanto de Big Data? Isso ocorre porque trata-se de um conceito que veio para ficar e tem transformado fortemente as organizações. E temos dados de sobra que corroboram essa questão, como veremos a seguir:

É importante lembrar que o Big Data é um termo guarda-chuva que engloba diversas tecnologias que fazem parte dele. Afinal, ter um alto volume de dados disponível não é o suficiente – é preciso extrair conhecimento e informação dali. Por isso, confira a seguir quais outras tecnologias devem fazer parte desse rol e ajudar você no dia a dia:

Dentro do Big Data temos, ainda, o conceito de “5 V’s”. Ele diz respeito as características que uma estratégia dessa natureza deve ter para obter melhores resultados. Vejamos mais a seguir:

  • Volume: é preciso ter um alto volume de dados que possam ser processados e, dali, extrair padrões importantes para a empresa. Quanto mais dados temos no input, mais precisos serão os pontos trazidos;
  • Velocidade: os dados são, normalmente, produzidos, armazenados, coletados, tratados e analisados em alta velocidade. Isso permite, portanto, que você tenha um panorama preciso em tempo real;
  • Variedade: os dados coletados são de múltiplas fontes e podem ser tanto internos quanto externos: redes sociais, e-mail, dados bancários, cadastro de clientes, padrões de compra, entre outros;
  • Veracidade: é preciso ter estratégias que permitam aos profissionais a atestar que são dados fidedignos. Por exemplo, dados de navegação dos clientes deve representar o trajeto real que ele fez no seu site;
  • Valor: os dados obtidos devem proporcionar valor para a empresa. Ou seja, informações que não façam sentido para as rotinas da empresa podem só gerar trabalho desnecessário na análise e não reverter em benefícios.

As empresas podem ter diversos benefícios ao implementarem estratégias de Big Data para tornar sua empresa mais inteligente e eficiente no dia a dia. Os principais deles são:

  • permite planejar estratégias mais eficientes e que estejam alinhadas com o atual momento da empresa;
  • facilita a precificação na empresa;
  • proporcionar experiência de compra ou contratação de serviços de forma personalizada;
  • análise em tempo real;
  • facilidade para identificação de crises e contorná-las o quanto antes;
  • diminuição de riscos;
  • análise de perfil de consumo;
  • antecipar tendências;
  • oferecer aquilo que realmente seus clientes queiram no dia a dia;
  • permite analisar a satisfação do cliente, entre outros.

Mas afinal, como implementar um processamento de dados por meio de Big Data e suas técnicas de forma eficiente? Afinal, para ter todos os benefícios que listamos anteriormente, é fundamental que você faça um processo de adesão eficiente. Vamos mostrar a seguir os principais passos que devem ser seguidos neste caso:

  • faça um mapeamento da situação atual da empresa, para entender de que forma os dados chegam no negócio, como são armazenados e analisados e como eles podem gerar valor para o negócio;
  • identifique quais são os principais desafios na implementação;
  • escolha fontes de dados que sejam relevantes;
  • pense em como obter dados internos e externos no processo;
  • elimine a obtenção de dados que não sejam relevantes;
  • treine os colaboradores para esse cenário;
  • defina um cronograma de adoção do Big Data;
  • analise quais processos deverão passar por transformações para adequar-se para este momento;
  • defina métricas de análise;
  • tenha um software de automação destes processos;
  • lembre-se de que transformação digital é uma mudança de metodologia na empresa. Por isso, é processo e deve ser feito com cuidado para garantir melhores resultados;
  • tenha bons parceiros ao seu lado;
  • utilize soluções que já estejam adaptadas para adequação à LGPD e evite problemas.

O Big Data veio para ficar e, assim, podemos aguardar que novas soluções inteligentes continuarão surgindo nesse cenário. Lembre-se: hoje trabalhar com essa tecnologia não é mais um diferencial, é necessário para a sobrevivência da empresa. E, para isso, conte com os melhores parceiros!

Nesse sentido, a TOPdesk com sua bagagem de quase 30 anos no mercado tecnológico está aqui para ajudar você! Com a gente, você consegue vivenciar a transformação digital em seus processos. Faça um teste grátis de 30 dias e veja o que nossa solução de ITSM e ESM pode fazer por você.

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