Automação Inteligente: por que 80% das empresas adotarão até 2025?

Automação Inteligente
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Automação Inteligente (também conhecida como IA), Hiperautomação ou Automação Cognitiva. Os termos podem parecer incomuns à primeira vista. Mas, saiba que essa é uma das principais tendências no campo da Inteligência Artificial (IA). Em resumo, trata-se de uma combinação de tecnologias que envolvem pessoas, empresas, aprendizado de máquina, automação de processos robóticos e muito mais. Essa tecnologia ajuda as empresas a automatizar processos de negócios de ponta a ponta em um ambiente digital. Como resultado, melhora na satisfação do cliente e aumento de lucros.

Quer entender tudo sobre automação inteligente e antecipar a tendência ao seu negócio? Continue a leitura!

A erupção da automação inteligente revolucionou a forma como os dados são tratados e processados. Afinal, os sistemas de automação inteligente detectam e sintetizam um grande volume de informações. Posteriormente, automatizam processos inteiros e fluxos de trabalho operacionais em uma organização e os adaptam. Por isso, não é à toa que se estima que 80% das empresas adotarão automação inteligente até 2025, segundo pesquisa da Analytics Insight.

De acordo com o Gartner, maior foco no crescimento, digitalização e excelência operacional destacaram a necessidade de uma automação melhor e mais ampla. A hiperautomação envolve o uso orquestrado de várias tecnologias, ferramentas ou plataformas, incluindo:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Aprendizado de máquina;
  • Arquitetura de software orientada a eventos;
  • Automação Robótica de Processos (RPA);
  • Gerenciamento de processos de negócios (BPM) e suítes de gerenciamento de processos de negócios inteligentes (iBPMS);
  • Plataforma de integração como serviço (iPaaS);
  • Ferramentas de baixo código/sem código;
  • Software empacotado;
  • Outros tipos de ferramentas de automação de decisões, processos e tarefas.

Fonte: Gartner

Como a automação inteligente é usada atualmente

É grande a adoção da AI hoje em dia. Gestores a adotam a fim de atender a demanda, intensificar a eficiência e implementar novos modelos de negócios. O Gartner revela que uma empresa global de petróleo e gás, por exemplo, tem 14 iniciativas de hiperautomação simultâneas. “Essas iniciativas incluem automação de tarefas direcionadas, industrialização de mais de 90 áreas diferentes, incluindo processamento inteligente de documentos e automação de operações de perfuração de petróleo offshore.”

Todavia, as decisões sobre o que automatizar são tomadas estrategicamente. Assim, têm como premissa os resultados de negócios direcionados para qualidade, tempo de lançamento no mercado, agilidade de negócios ou inovação.

A gigante na consultoria revela, ainda, que até 2024, os gastos difusos com hiperautomação aumentarão em 40 vezes o custo total de propriedade. Com isso, tornará a governança adaptativa um fator diferenciador no desempenho corporativo.

Como adotar a automação inteligente

Atualmente, vivemos a quarta revolução industrial, pela cortesia de tecnologias inteligentes que incluem a automação inteligente como parte fundamental. Como dito acima, a hiperautomação é uma das tendências mais populares no campo da Inteligência Artificial (IA).

Embora a IA seja um conceito recente, ela fez seu caminho rapidamente no mundo dos negócios. De acordo com a Analytics Insight, mais de 50% das grandes empresas do mundo, como, por exemplo, JP Morgan, ANZ Bank e Netflix, adotaram essa tecnologia. Com isso, viram sua eficiência de negócios crescer de 20% a 60%. 

Ao adotar a IA, todos os setores podem colher esses benefícios. Para começar no seu negócio, estabeleça um mapeamento holístico e priorize iniciativas coletivas – em vez de ilhas de automação de tarefas –, garantindo, com isso, resultados de negócios coordenados e sinérgicos

Panorama da automação inteligente

Com base na adoção em todo o setor, a maioria dos progressos foi feita em poucos anos. Confira abaixo como está a adoção nas cinco indústrias, conforme levantamento realizado pela Analytics Insight.

1. Bancos

A Automação Cognitiva promete melhorar a experiência do cliente no setor bancário, além de ajudar as instituições alcançarem a excelência operacional. De acordo com a pesquisa da Analytics, apenas 15% das empresas BSFI [Bancos, Serviços Financeiros e Seguros] adotaram e implantaram totalmente a automação inteligente. No entanto, mais da metade, (55%), identificou que a automação robótica de processos (RPA) pode ajudar sua organização a aumentar a eficiência do processo e melhorar a qualidade do serviço. Dessa forma, planeja implantá-la até 2025.

2. Produtos de varejo e consumo

As tecnologias oferecem a oportunidade de melhorar a experiência do cliente e entrega sob demanda, considerando, sobretudo, o que os clientes desejam e quando desejam. Marcas e varejistas estão adotando a automação inteligente em ritmo acelerado, de acordo com a pesquisa da Analytics. Afinal, os executivos relataram que recursos de automação inteligente podem aumentar a receita anual em até 10%.

Hoje, 40% relataram que suas organizações já estão utilizando alguma forma de automação inteligente. E esse processo está preste a se acentuar. “Mais de 80% dos entrevistados esperam que suas empresas utilizem a automação inteligente até 2025 em produtos de varejo e de consumo. Além disso, vários executivos esperam que suas empresas busquem alavancar essa tecnologia para inteligência do cliente até o mesmo ano”, relatou o estudo.

3. Energia e serviços públicos

Como o mundo anseia por energia limpa, segura, barata e confiável, o setor global de energia e serviços públicos está passando por uma transformação sem precedentes. No entanto, o setor subestimou o verdadeiro potencial da automação inteligente. “Em nossa pesquisa, apenas 15% conseguiram implementar vários casos de uso em escala. Por outro lado, apenas 18% das organizações estão implantando casos de uso de ganho rápido, como previsão, comercialização de energia, otimização de rendimento, interfaces de comportamento da rede e gerenciamento de reclamações”, disse a Analytics Insight.

O relatório divulga ainda que o setor já está vendo um valor significativo da automação, em termos de aumento de operações, crescimento de primeira linha e engajamento de clientes, em comparação com outros setores. 

4. Farmacêutica

Uma das grandes tendências de automação inteligente, ou uso de aprendizado de máquina e IA, é melhorar os processos no atendimento ao paciente. Na pesquisa da Analytics, quase 40% relataram que suas organizações implantaram a automação e estão funcionando conforme o esperado. A automação na área da saúde está claramente focada na coleta de dados, em que 76% dos entrevistados implementaram ou planejam implementar a automação de big data para coleta, processamento e armazenamento de dados.

5. Manufatura

A automação estabeleceu-se fortemente na vanguarda da transformação digital em empresas e indústrias. Afinal, os avanços tecnológicos aumentam o nível de automação da fábrica. Com tecnologias baseadas em IA e automação, o fabricante pode aumentar a eficiência, agilizar os processos e otimizar as operações. Ademais, pode diminuir o custo de produção em 20%, sendo que 70% vêm da produtividade aprimorada dos recursos, mostrou a pesquisa.

Automação no service desk

A hiperautomatização é uma abordagem disciplinada e orientada para os negócios para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e TI. Este mecanismo pode trazer inúmeros benefícios para a automação do service desk, ao oferecer autonomia ao sistema e para os seus agentes. 

Diante a uma tendência com resultados tão expressivos, podemos entender o porquê 80% das empresas a adotarão até 2025. Faça parte desse montante. Implemente a automação na sua organização, simplificando o fornecimento de serviços e deixando os clientes mais satisfeitos – da maneira que for melhor para você.

E para tornar este processo mais tranquilo, você sabe que pode contar com nossa equipe de especialistas e o software de gestão de serviços TOPdesk.

 

Experimente gratuitamente e saiba como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados:

ITSM

Por que adotar uma solução ITSM baseada em nuvem?

O ITSM baseado em nuvem ganha cada vez mais relevância no universo corporativo quando o assunto é melhorar a gestão da empresa. Saiba mais sobre os benefícios das soluções SaaS.