As vantagens do SaaS – Software as a Service

SaaS
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

A tecnologia sempre foi uma grande aliada do ambiente corporativo. Em um passado que parece quase jurássico, disquetes eram ferramentas de uso diário — hoje, são peças de museu. Conforme os desafios crescem, a tecnologia evolui. O problema é que, nem sempre, as empresas percebem que essas novas demandas surgiram e que precisam de soluções diferentes para serem supridas.

Ainda existem negócios que, embora não usem mais disquetes, parecem viver nos anos 1990, ignorando todo o potencial das soluções SaaS. Não sabe do que estamos falando? Essa sigla pode ser traduzida como “Software Como Serviço”.

Trata-se da contratação de sistemas para uso contínuo, com o objetivo de tornarem processos mais ágeis e seguros — mas, essas são apenas duas vantagens de usar essa tecnologia, como veremos neste artigo.

1. Segurança

Como uma empresa fazia para proteger seus dados antigamente? Talvez, gestores da marca usassem os picadores de papéis e, provavelmente, eles eram suficientes para evitar que dados sensíveis caíssem nas mãos erradas.

No entanto, hoje em dia é preciso muito mais esforço, pois o número de tentativas de roubos e sequestros de dados não para de crescer. Só no Brasil, foram registradas mais de 33 milhões de tentativas de sequestro de dados apenas no ano de 2021, de acordo com uma matéria do site especializado em tecnologia TInside.

Nesse sentido, usar uma solução SaaS nos processos da empresa garante uma importante camada a mais na proteção desses dados, pois o processamento das informações é feito um ambiente eletrônico seguro.

2. Infraestrutura

O processamento de informações exige muitos recursos físicos e digitais — o que gera custos elevados. Há alguns anos, grandes empresas precisavam investir pesado na aquisição de equipamentos capazes de processarem esses dados, apenas para conseguirem desempenhar suas tarefas cotidianas.

Para fazer melhor uso dos seus recursos, empresas de todo o mundo passaram a contratar sistemas capazes de processarem dados sem exigirem grandes investimentos em Telecom — essa é mais uma vantagem de usar soluções SaaS, como as oferecidas pela TOPdesk.

O negócio tem acesso a um software que o ajuda a desempenhar funções complexas, mas esse sistema opera de forma leve, sem consumir muitos recursos físicos.

3. Suporte e treinamento

Pegando carona no item anterior, quando uma empresa contrata uma solução SaaS, ela ganha uma nova experiência de consumo, pois terá suporte da desenvolvedora da solução.

Vamos ilustrar esse conceito usando o TOPdesk como exemplo: quando uma empresa decide modernizar seus processos conosco, nossa equipe fica à sua disposição, caso haja alguma dúvida em relação às nossas soluções. Além disso, garantimos durante o processo que nossos sistemas estão integrados à rotina preexistente da empresa.

A contratante não está adquirindo um software, como era no passado, mas uma experiência de consumo que entrega às empresas a agilidade no atendimento que só existia no mercado B2C.

A TOPdesk adapta a sua solução às demandas de cada empresa, para que elas não causem rupturas na rotina dos colaboradores. Isso acaba com a necessidade de contratar mão de obra qualificada para, simplesmente, usar um sistema — algo que era tão comum há alguns anos.

Os colaboradores são treinados de forma rápida, pois o TOPdesk cria soluções simples de serem usadas, já que isso ajuda a garantir uma boa experiência de trabalho.

4. Integração entre times e sistemas

Melhorar a comunicação interna é fundamental para que times consigam trabalhar, pois muitos dependem de demandas e chamados que são gerados mutualmente.

Essa comunicação é feita usando os mais diversos sistemas, como e-mail e mensageiros, como o WhatsApp — o que nem sempre dá certo. Ao integrar uma solução SaaS do TOPdesk, os colaboradores conseguem fazer com que e-mails solicitando algo internamente se transformem em chamados.

Isso faz com que a comunicação já existente seja aperfeiçoada para que informações importantes não se percam em um oceano de e-mails, por exemplo.

5. Aumento da produtividade

Uma das possibilidades das soluções do TOPdesk é o gerenciamento de tarefas. Isso é importante para ajudar departamentos — e a própria empresa — a bater metas.

Ao criar um ambiente de trabalho que permita a troca de informações de maneira automatizada, um departamento sabe quando determinada tarefa foi concluída, o que o ajuda a entender as possibilidades de decisões sobre o que vem a seguir, além de mensurar a produtividade interna.

Não entendeu? Vamos a um exemplo: imagine um departamento de TI que lida com centenas de chamados diariamente. Antigamente, esse setor gerava um relatório semanal de produtividade, com base nas informações fornecidas por cada funcionário.

Usando o TOPdesk, é possível ver, em tempo real, quantos chamados estão sendo atendidos, quantos foram fechados etc. Isso ajuda a supervisão a gerenciar melhor os recursos disponíveis, tomando decisões eficientes para conter filas no atendimento.

6. Gestão e visualização de dados

O andamento de um fluxo de trabalho gera dados que podem ajudar a empresa a entender o que deve ser melhorado. Soluções SaaS, como o TOPDesk, gerenciam esses dados em tempo real, como vimos no tópico anterior.

Mais do que isso, o TOPDesk oferece sistemas que transformam essas informações em relatórios completos, que priorizam a visualização dessas informações, sem exigir que elas sejam transferidas para outro software. Trata-se de uma inovação fundamental para que gestores tomem decisões de forma rápida e mais segura.

TOPdesk: soluções de ITSM na nuvem para sua empresa

Agora que você entendeu o que são soluções SaaS e como elas melhoram o ambiente corporativo, cabe a você decidir se a sua empresa vai modernizar os processos de trabalho ou se continuará vivendo no passado, onde tudo é desnecessariamente mais complicado.

Converse com um consultor TOPdesk e entenda como podemos ajudar a sua empresa a ser mais eficiente hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: