9 Soft Skills essenciais para profissionais de TI

Competências do profissional de TI do futuro
TOPdesk Brasil

TOPdesk Brasil

Estamos em plena era da indústria 4.0 que, além de ser marcada por várias tecnologias como Inteligência Artificial, Big DataInternet das Coisas, afetará a forma de trabalhar das pessoas em geral e principalmente dos profissionais de TI

Da mesma forma que o mundo está mudando, as exigências do mercado também. Segundo o Fórum Mundial Econômico, no estudo The Future of Jobs, em 5 anos mais de um terço das habilidades necessárias atualmente já terão mudado. Mas, então como se manter atualizado e garantir seu lugar no mercado?

Soft Skills para profissionais de TI

Em primeiro lugar, é preciso estar ligado no aprendizado contínuo. Mas, além das habilidades técnicas, as chamadas hard skills, o futuro do trabalho exigirá profissionais com habilidades sociais, também conhecidas como soft skills

Aqueles conhecimentos adquiridos pela experiência e formação profissional, como Inteligência Artificial, linguagem de programação e a metodologia Agile, não serão o bastante para garantir um espaço no mercado de trabalho. Sobreviver em um cenário de alta competitividade exige uma constante evolução.

Aí entram as habilidades dos profissionais de TI se comunicarem com eficiência e solucionarem problemas por meio do pensamento crítico. Criar uma ideia original exige criatividade, empatia, capacidade de mudar de rumo rapidamente e atitude para buscar o crescimento pessoal. Agora, mais do que nunca, o trabalho em equipe e flexibilidade serão os principais atributos para uma inovação bem-sucedida. Quer saber sobre essas habilidades com mais detalhes? Vamos lá!

9 das Soft Skills mais desejadas pelas empresas nos próximos anos:

1

motivação e liderança

Direcionar o foco nos resultados pensando de forma macro. As características de liderança, como inspirar e ajudar os colaboradores a se tornarem profissionais melhores, serão vitais para o mercado de trabalho futuro. Profissionais de TI assumirão papéis de liderança nas equipes de projeto e trabalharão para resolver problemas e criar soluções.

2

criatividade

Segundo a pesquisa Tendências Globais de Talentos 2019 do LinkedIn, a criatividade é a qualidade mais demandada atualmente pelas empresas. Os empregadores procuram profissionais de TI capazes de conceber soluções exclusivas. Apesar de processos cada vez mais automatizados, é a criatividade que difere o homem da máquina. Se os magnatas da tecnologia como Mark Zuckerberg e Steve Jobs não tivessem sido criativos, nunca teriam criado seus produtos inovadores e ideias revolucionárias, não é mesmo?

3

inteligência emocional

Para manter o equilíbrio, líderes de TI precisam entender e controlar suas emoções, desenvolvendo assim habilidade para resolver grandes problemas de forma racional e equilibrada. A inteligência emocional nada mais é que a capacidade de identificar, utilizar, compreender e gerenciar as emoções de maneira positiva. Ela ajuda a construir relacionamentos mais fortes, ter sucesso no trabalho e atingir objetivos pessoais e profissionais.

4

pensamento analítico

Profissionais de TI com pensamento analítico são capazes de sugerir soluções e ideias inovadoras, analisando a situação de outros ângulos e resolvendo problemas complexos usando o raciocínio e a lógica. Dados e máquinas são capazes de processar informações cada vez mais de forma inteligente. Mas a decisão final é do ser humano.

5

adaptabilidade

A mudança é inevitável no setor de TI (e em muitos outros também). Com a tecnologia evoluindo rapidamente, as empresas ajustam seus processos regularmente para garantir que estejam operando com eficiência. Assim, ser adaptável é uma das habilidades mais procuradas pelos empregadores. É preciso ser flexível para aprender todos os dias e se atualizar com o que há de novo.

6

comunicação

No dia a dia, profissionais necessitam interagir com a gerência, colegas de trabalho, clientes e/ou fornecedores. E seja para minimizar ruídos, encontrar soluções em conjunto ou apresentar ideias de maneira eficaz, é fundamental ter capacidade de se expressar bem verbalmente e por escrito, de se apresentar em público e também de saber ouvir.

7

negociação

Não importa a posição do profissional de TI, essa pessoa precisará ter a habilidade de negociação, desde a tomada de decisões de contratação até a colaboração com fornecedores ou contratados, inclusive a venda de sua ideia para uma organização.

8

gestão de tempo

Um dos ativos mais valiosos e escassos no mundo contemporâneo é o tempo. Identificar quais projetos e tarefas são mais rápidos de concluir e oferecem alto impacto no negócio é uma habilidade muito desejada atualmente. Ter em mente com clareza quais são as demandas prioritárias e entregá-las dentro do prazo oferece mais chances de crescimento dentro da organização. Além disso, saber equilibrar a vida profissional e a pessoal também é essencial para uma boa qualidade de vida e, consequentemente, entrega de melhores resultados.

9

gerenciamento de projetos

Um bom gerenciamento de projetos envolve a capacidade de fazer planos profissionais, definir e alcançar metas e trabalhar com colegas para resolver problemas do projeto. Ao mesmo tempo, concluir projetos de forma consistente pode render elogios dos altos executivos e sugerir promoções a posições de maior responsabilidade.

Você já desenvolveu todas essas soft skills esperadas pelo mercado? Para ficar por dentro dos nossos conteúdos sobre tecnologia, gestão de serviços, cultura organizacional, continue acompanhando nosso blog e siga a TOPdesk no Linkedin. Estamos sempre compartilhando novidades por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados: