As 4 perguntas mais frequentes sobre metodologia ágil

metodologia ágil
Annemarie Wolfrat

Annemarie Wolfrat

Metodologia ágil é uma palavra da moda bem conhecida. Mas o que a metodologia ágil envolve exatamente? Como se relaciona com a gestão de serviços? E o seu relacionamento com o ITIL? Neste blogpost, responderemos quatro das perguntas mais frequentes sobre a metodologia ágil.

1. O que é metodologia ágil?

Simplificando, metodologia ágil é uma abordagem de desenvolvimento de software que ajuda as equipes a serem mais flexíveis e a entregar valor ao cliente mais rapidamente. Mas o mais importante, a metodologia ágil é uma mentalidade.

A mentalidade ágil é semelhante à de uma onça: seu instinto é sobreviver. E para sobreviver, uma onça precisa ser ágil o suficiente para reagir rapidamente aos movimentos de sua presa.

Para as organizações, é tão importante ser ágil – especialmente agora, na era da transformação digital. As organizações precisam ser flexíveis o suficiente para responder rapidamente às tecnologias modernas e às demandas em constante mudança do cliente.

Embora a metodologia ágil tenha se originado no desenvolvimento de software, sua mentalidade é aplicável a todos os campos.

2. Quais são os benefícios da metodologia ágil?

A principal razão pela qual a metodologia ágil foi introduzida no desenvolvimento de software foi tornar as grandes organizações mais flexíveis.

Para organizações menores, responder rapidamente e atender às necessidades de seus clientes é bastante fácil. Mas as grandes empresas são tipicamente muito menos flexíveis. Eles costumam usar uma abordagem em cascata para projetos: um plano ou design precisa passar por diferentes departamentos e camadas de gerenciamento antes de poder ser executado. O resultado? Uma organização pesada que é desacelerada por processos complicados e carece de inovação.

A metodologia ágil, por outro lado, busca o mínimo de burocracia possível. Torna as organizações flexíveis, reduz os tempos de resposta e concentra-se no valor do cliente e não na hierarquia.

Além disso, a metodologia ágil capacita os funcionários: o poder de iniciativa não está com o gerente, mas com os especialistas. Em um ambiente de trabalho ágil, você deseja que os funcionários compartilhem conhecimento, atuem em ideias criativas e apresentem soluções – não apenas sigam ordens.

3. O que é gerenciamento ágil de serviços?

Gerenciamento de serviços ágeis significa aplicar a mentalidade ágil ao gerenciamento de serviços de TI. Nada mais nada menos. Para fazer isso funcionar, os quatro valores ágeis originais precisam apenas de um ajuste. Com o gerenciamento ágil de serviços, em vez de focar em software, você foca em serviços: 

 

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
  •  Serviços de software funcionando sobre documentação abrangente
  • Colaboração do cliente sobre a negociação do contrato
  • Responder à mudança ao invés de seguir um plano

 

A ideia é que você mantenha esses princípios ao projetar e entregar serviços. Parece direto. E, em certo sentido, é. 

4. Como a metodologia ágil de serviços funciona com o ITIL?

À primeira vista, ágil e ITIL parecem conceitos totalmente opostos. Metodologia ágil tem tudo a ver com flexibilidade e ITIL é uma estrutura extensa que oferece orientação e práticas recomendadas para todos os cinco estágios do ciclo de vida do serviço de TI. Mas é definitivamente possível combinar a metodologia ágil de serviços e o ITIL. Você só tem que fazer isso direito.

A maioria das organizações ainda se baseia em versões mais antigas do ITIL, que não oferecem muita flexibilidade. Essa abordagem desatualizada da ITIL atribui grande importância a tudo o que a mentalidade ágil acredita ser menos importante: indivíduos e interações sobre processos e ferramentas.

Mas a iteração mais recente da ITIL, ITIL 4, foca menos em processos prescritivos e mais em princípios orientadores para entregar valor. Ao contrário do ITIL v3, o ITIL 4 não informa exatamente quais etapas seguir para entregar um serviço, mas se concentra mais no motivo pelo qual você está entregando esse serviço – para fornecer valor aos seus clientes. Uma combinação perfeita com a metodologia ágil.

E, embora o ITIL tenha a reputação de ser rígido e desnecessariamente complexo, esse nunca foi o ponto de partida. A ideia por trás do ITIL não era que as organizações implementassem todos os aspectos do ITIL ao pé da letra. A mensagem do ITIL sempre foi: certifique-se de aplicar o framework da maneira que melhor se adapte à sua organização. Ou: adote e adapte – um conselho que se alinha claramente com a metodologia ágil.

Pronto para trazer de volta velocidade, flexibilidade e foco no cliente ao seu departamento de TI?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teste nossa solução de Service Desk gratuitamente!

OU

Compartilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

Artigos Relacionados:

Enterprise Service Management

Omnichannel e TOPdesk: comunicação unificada

O suporte omnichannel do TOPdesk permite que clientes entrem em contato com você como e quando desejarem, sem barreiras entre on e off-line.