As 3 maiores vantagens das ferramentas ITSM modernas para o seu service desk

TOPdesk Brasil

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O seu software de atendimento de TI está sempre lotado de solicitações? Sua equipe está muito ocupada combatendo incêndios para manter o controle de informações importantes? Sua maneira atual de trabalhar pode estar te impedindo de avançar. Quer você use post-its, Excel ou um sistema de chamados simples para acompanhar seu trabalho, uma ferramenta moderna de ITSM pode ser a solução para todos os seus problemas. Descubra as 3 maiores vantagens das ferramentas de ITSM modernas para o seu service desk de TI abaixo.

1. Ferramentas ITSM modernas melhoram a eficiência

Uma ferramenta ITSM moderna torna a vida no seu service desk muito mais fácil. Ele reúne seus serviços de TI em um só lugar e facilita o compartilhamento de conhecimento, responder perguntas e resolver problemas. Isso não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também torna os funcionários da central de serviços muito mais felizes.

Portanto, pare de combater incêndios! As ferramentas ITSM modernas oferecem automação e outros recursos modernos que removem a dificuldade de tarefas recorrentes e dão espaço para inovação e outros projetos interessantes, ao seu departamento.

Quer saber o tempo médio de resposta do seu atendimento? Ou como você está se saindo em suas principais métricas? Você não precisa mais ficar às cegas com o desempenho de seu departamento. Com os recursos avançados de relatórios e dashboards de soluções modernas, você pode ver como está o desempenho do seu departamento em apenas uma olhada. Os relatórios integrados permitem que você crie relatórios rapidamente, oferecendo uma overview perfeita do desempenho de sua equipe.

E, ao contrário da maioria das ferramentas ITSM tradicionais, as soluções modernas também oferecem uma ampla base de conhecimento. Isso significa que você não precisa mais responder às mesmas perguntas repetidamente ou se preocupar com conhecimentos importantes serem guardados em drives compartilhados ou documentos pessoais – em vez disso, todo o conhecimento é compilado em um só lugar. Uma base de conhecimento também ajuda novos funcionários a absorverem conhecimento rapidamente. Conhecimento realmente é poder!

Atualizar e manter soluções de ITSM mais antigas é possível, claro, mas pode se tornar muito caro.

2. Ferramentas de ITSM modernas empoderam seus usuários finais

Hoje em dia, os usuários finais estão impacientes. Eles esperam receber respostas às suas solicitações imediatamente. Para complementar, as ferramentas modernas de ITSM oferecem uma base de conhecimento e um amplo portal de autoatendimento com soluções padrão e perguntas frequentes. Dessa forma, os usuários finais podem encontrar as respostas para suas perguntas sozinhos – e você nunca mais terá que dizer “você já tentou desligar e ligar novamente?”.

Ferramentas ITSM modernas também são muito intuitivas e foram configuradas com a experiência do usuário em mente desde o início. Em comparação com as ferramentas tradicionais que às vezes têm uma interface de usuário um pouco desatualizada, essas ferramentas são muito mais fáceis de usar. Quanto mais fácil for para usar o software, mais os usuários finais irão utilizá-lo.

Conforme seu departamento de TI cresce, suas necessidades também mudam. Mas se você está constantemente apagando incêndios, há pouco ou nenhum tempo para implementar mais melhorias ou inovar. Desse jeito, você corre o risco de acabar ficando para trás.

Como você lida com a privacidade, por exemplo? As notas adesivas não são exatamente infalíveis quando se trata de lidar com informações confidenciais e as ferramentas ITSM mais antigas geralmente são executadas em navegadores antigos, como o Internet Explorer. Infelizmente, isso significa que eles têm maiores riscos de segurança e muitas vezes não estão em conformidade com as leis de privacidade locais, como a LGPD.

Atualizar e manter ferramentas ITSM mais antigas é possível, claro, mas pode se tornar muito caro porque você geralmente precisa da ajuda de um consultor para implementar até mesmo as menores alterações e entre uma atualização e outra. Além disso, você corre o risco de trabalhar com softwares que não estão de acordo com os padrões mais recentes.

Ferramentas de ITSM modernas, por outro lado, priorizam a privacidade e a segurança. Eles também oferecem muitas possibilidades, como integrações com softwares de terceiros ou recursos de relatórios mais avançados que ajudam você a se preparar para o futuro e, no caso de soluções SaaS modernas, que são hospedadas na nuvem, você não precisa se preocupar com a manutenção do software: você obtém atualizações automáticas frequentes por meio de implantação contínua.

A sua maneira atual de trabalhar está te atrasando? Opte por uma ferramenta moderna de gerenciamento de serviços de TI. Elas te dão mais independência, economizam muito tempo, melhora a satisfação dos seus clientes e garantem muitos outros benefícios.

Pronto para descobrir qual ferramenta de ITSM é a ideal para você? 


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